Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/14 às 12h46 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Planaltina promove evento para idosos

COMPARTILHAR

Oficinas de artesanato e avaliação dos fatores de risco

Os idosos que frequentam a Escola de Avós de Planaltina e os que foram ao Centro de Saúde n° 01 de Planaltina, nessa quarta-feira (19), pela manhã, foram surpreendidos com diversas atividades. O Programa de Atenção Integral à Saúde do Idoso do HRPL, coordenado pela médica, Ana Lúcia Miranda, realizou oficinas de artesanato por meio de trabalhos manuais, avaliação dos fatores de riscos para doenças cardiovasculares, orientações e esclarecimentos sobre violência contra idoso, aferição da pressão arterial e dosagem de glicemia, teste de colesterol e triglicerídeo, distribuição de preservativos e panfletos educativos sobre prevenção de doenças na terceira idade, oficina de prevenção de quedas, aferição da força da preensão palmar, oficina de saúde bucal e distribuição de kits de higiene bucal, corte de cabelo e automassagem. E foi servido um lanche.

“Devido ao aumento da expectativa de vida e do crescimento da população idosa, é importante que tenhamos ações para promover o envelhecimento ativo e saudável”, disse a coordenadora do PAISI.

Segundo a auxiliar de limpeza, 62 anos, Maria Luciana da Silva, iniciativa como essa deveria ocorrer mais vezes, “é um ambiente alegre, e sem contar que posso fazer vários exames em um dia”, afirma.

A aposentada Martinha de Oliveira, 78 anos, conta que participa de todos os eventos da Escola de Avós, “me sinto feliz, são nas reuniões que me divirto e faço o que mais gosto, conversar com as pessoas”, relatou.

A Escola de Avós é um programa do Núcleo do Idoso (NUSI) promovido pela Subsecretaria de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Saúde, cujo objetivo é oferecer aos idosos atividades que possam contribuir para o crescimento cognitivo, bem-estar e promoção da saúde.

O evento ocorrerá nos cinco Centros de Saúde de Planaltina, sendo o próximo o Centro de Saúde n° 04 – Estância, no dia 09 de abril.

E também tivemos a participação do palhaço Carlos Atawalpa Coello, da Companhia do Circo Rebote, que faz parte das atividades do Circuito Cultural para a Saúde. Um projeto da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Casa Civil do DF e Secretaria de Cultura do DF, que visa proporcionar atividades artísticas, culturais e educativas às unidades de saúde, tornando os ambientes mais humanizados e acolhedores.
Carlos Atawalpa Coello está entusiasmado com a recepção calorosa das pessoas. “É muito bom levar alegria e fui recebido com aplausos o que me emocionou”, disse.

Tatiane Gomes