Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
26/03/15 às 8h41 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Brasília sediará plenária popular de Saúde do Centro Oeste

Evento antecede a 9ª Conferência de Saúde do DF e 15ª Conferência Nacional de Saúde

BRASÍLIA (26/3/15) – Nos dias 27 e 28 deste mês, representantes do Distrito Federal e dos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins se reunirão na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) para participar das discussões sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) na “Plenária Popular do Centro Oeste”. Aberta a movimentos sociais e autoridades do setor, o espaço travará um debate sobre as prioridades para o SUS.

Coordenado pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal, o evento antecede a 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, presidida pelo secretário de Saúde do DF, nos dias 24 e 25 de julho, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. Na ocasião, serão eleitos 68 delegados do DF, sendo 34 usuários, 17 trabalhadores e 17 gestores. O grupo produzirá uma série de propostas para serem apresentados na 15ª Conferência Nacional de Saúde.

O encontro, que terá representação de todas as regiões do país, está marcado para novembro e terá 4.320 delegados, sendo 296 do Centro-Oeste. O tema será “Saúde pública de qualidade para cuidar bem das pessoas”, sob o eixo “Direito do povo brasileiro”, que também serão discutidos na Plenária Nacional, em 13 e 14 de abril.

“O valor dessas conferências está em ouvir a população, é preciso ouvir as lideranças comunitárias, saber as suas impressões sobre o serviço que é prestado. Esse será um momento de estabelecer uma análise situação para saber se a política atual atende as necessidades”, destacou o presidente do CSDF, Helvécio Ferreira da Silva.

Na Plenária Popular da Região Centro-Oeste, participarão 60 representantes do Mato Grosso, 60 do Mato Grosso do Sul, 40 do Goiás e quatro de Tocantins, além de integrantes do Distrito Federal. Entre eles, estão gestores, trabalhadores, usuários e lideranças comunitárias. “Esta é uma plenária popular de saúde, em que todos os movimentos sociais podem participar”, comentou a coordenadora da plenária e membro da mesa diretora do Conselho de Saúde do DF, Olga Oliveira.

Entre os diversos eixos temáticos que serão discutidos estão “Gestão Estratégica e Participativa”, que terá foco na participação social e gestão do SUS e modelos assistenciais; e “Infraestrutura”, que engloba os tópicos ciência, tecnologia e inovação no SUS, e informação educação e política de comunicação do SUS.

Outro eixo tratará dos “Modelos de Gestão”, com foco nas reformas democráticas e populares do estado, valorização do trabalhador e da educação em saúde, e financiamento do SUS e relação público-privado. Quanto ao item “Modelo de Atenção”, serão discutidos o direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade.

Confira aqui a programação completa do evento