Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
23/03/16 às 11h22 - Atualizado em 30/10/18 às 15h14

População do Gama recebe orientação sobre tuberculose

Ação faz parte da programação em alusão ao dia de luta contra a doença

BRASÍLIA (23/3/16) – Uma série de ações para orientar a população sobre a tuberculose estão sendo executadas no Gama, em alusão ao Dia Mundial de Luta contra a Tuberculose, celebrado em 24 de março. Na manhã desta quarta-feira (23), os moradores receberão orientações quanto à prevenção, sintomas e tratamento. A ação será realizada em diversos pontos da região administrativa pela Secretaria de Saúde, em parceria com o Serviço de Abordagem à População de Rua do Gama, da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano e Social (Sedest).

Nesta terça-feira (22), o centro de saúde nº 5 do Gama também realizou uma atividade que teve a participação de aproximadamente 50 pessoas. Elas foram avaliadas e aquelas que apresentaram sintomas de tuberculose tiveram acesso à realização de exames laboratoriais para confirmar o diagnóstico.

“Caso o resultado seja positivo, eles iniciarão o tratamento que demora cerca de seis meses o mais rápido possível. Após ministrar os medicamentos, nos primeiros 15 a 30 dias, a pessoa para de transmitir os bacilos causadores da doença, o que ajuda no controle epidemiológico”, disse a coordenadora de Tuberculose do Gama, Patrícia Figueiredo.

A regional de saúde também distribuiu 85 cartazes para serem afixados nos ônibus. O hospital e Unidades Básicas de Saúde também receberam o material, que será divulgado pelas Equipes Saúde da Família (ESF). Os cartazes foram confeccionados pelo Ministério da Saúde e possuem a imagem do jogador de futebol Thiago Silva, zagueiro da seleção brasileira que teve tuberculose.

“A ideia é chamar a atenção das pessoas que apresentam tosse há mais de três semanas. Elas podem ter tuberculose e, nesse caso, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima para realizar o exame”, finalizou a profissional.

DOENÇA – Causada em geral pela bactéria Mycobacterium tuberculosis ou Bacilo de Koch (BK), a tuberculose é transmitida diretamente pelas gotículas de saliva expelidas ao tossir, espirrar ou falar da pessoa contaminada.

A enfermidade compromete, principalmente, os pulmões, causando tosse seca por mais de três semanas. Outros sintomas são tosse com pus ou sangue, cansaço excessivo, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento acentuado e febre, geralmente na parte da tarde.

O tratamento é gratuito e oferecido em todas as unidades públicas de saúde do Distrito Federal.