Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/10/12 às 14h04 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Portadores da Psoríase recebem tratamento

COMPARTILHAR

Hran oferece atenção especializada para pacientes

 

O que é psoríase e como tratar? Esses e outros questionamentos poderão ser respondidos à população pelos profissionais da dermatologia da Regional de Saúde da Asa Norte (Hran). Eles vão participar de evento em alusão ao Dia Mundial da Psoríase, neste sábado (27), na Torre de TV.

Os profissionais vão dar atendimento, orientação e informação sobre a Psoríase, das 9h às 15h. A Campanha Nacional serve para esclarecer sobre as causas da doença e as possibilidades de tratamento.

A Psoríase é uma doença imune-inflamatória crônica da pele que se manifesta, na maioria das vezes, por lesões róseas ou avermelhadas recobertas por escamas esbranquiçadas. Em alguns casos, as lesões podem estar apenas nos cotovelos, joelhos ou couro cabeludo. Já em outros, as lesões se espalham por toda a pele. As juntas também podem ser afetadas, causando a artrite psoriásica.

Segundo a coordenadora do ambulatório de psoríase do Hran, dermatologista Letícia Oba Galvão, estima-se que, no Distrito Federal, 2% da população sejam portadores da doença. “No Hran temos 220 pacientes cadastrados em tratamento ambulatorial, que funciona sempre as segundas-feiras pela manhã e tarde, com agendamento por meio de encaminhamento médico”, explica.

Letícia esclarece, ainda, que a doença crônica inflamatória não é contagiosa. “Qualquer faixa etária pode ser acometida com maior incidência de casos entre os 30 anos e 50 anos. Os portadores de quadro moderado a grave têm maior incidência de eventos cardiovasculares necessitando de acompanhamento ambulatorial”, informa a especialista.

De acordo com Letícia, atualmente houve grande evolução no tratamento medicamentoso da psoríase e os pacientes da rede pública têm um tratamento que segue as orientações dos protocolos da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Júlio Duarte