Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/08/15 às 14h34 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Prática que reduz ansiedade será oferecida na 905 norte

Hatha Yoga será ofertado a partir de segunda-feira (10)

BRASÍLIA (5/8/15) – Uma nova prática integrativa chamada Hatha Yoga, utilizada para diminuir a ansiedade e promover saúde, será ofertada no Centro de Saúde nº 11, na 905 norte, a partir de segunda-feira (10), às 8h30. Para participar, é necessário ter entre 18 e 65 anos, levar toalha para a realização de algumas posturas no chão e procurar não ingerir alimentos sólidos duas horas antes da atividade.

“Os benefícios de quem pratica a Hatha Yoga são inúmeros. Temos desde a redução de estresse, equilíbrio do sono até a promoção permanente da sensação de bem estar”, destacou a responsável pela elaboração do projeto, Camila Feitosa.

A Yoga é uma prática de reeducação mental que envolve execução de asãnas (posturas psicofísicas) e pranayamas (técnicas respiratórias e de concentração mental) com o objetivo de apoiar o desenvolvimento da autonomia e emancipação social do praticante.

A coordenadora explica que a técnica possibilita prevenção de agravos, promoção e reabilitação da saúde. As aulas acontecerão toda segunda e quarta-feira, das 8:30 às 9:30, na tenda do Centro de Saúde.

PRÁTICA – O Hatha Yoga começou a ser praticado no SUS-DF em outubro de 2001 como uma proposta socioeducativa vinculada ao Serviço Social do Centro de Saúde de Brasília 15.

Os benefícios da prática de Hatha Yoga, bem como os valores humanos trabalhados nesses atendimentos foram percebidos em relatos sobre a melhoria da qualidade dos relacionamentos familiares, sentimentos de valorização pessoal e do aumento da energia diante das dificuldades vivenciadas.

Em 13 de maio de 2011, através da Portaria número 65 de 10 de maio de 2011/DODF foi instituída a Coordenação de Hatha Yoga junto à Gerência de Práticas Integrativas em Saúde/GERPIS, institucionalizando a Prática no âmbito do SUS-DF.