Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/01/21 às 20h46 - Atualizado em 21/01/21 às 16h39

Profissionais da Atenção Primária já estão sendo vacinados

COMPARTILHAR

Equipes volantes estão aplicando as vacinas nos trabalhadores das unidades básicas de saúde que estão na linha de frente

 

JURANA LOPES,

DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

Primeiras doses da CoronaVac chegaram ao DF na última segunda-feira (18) – Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

A vacinação contra Covid-19 começou também para os profissionais que trabalham na Atenção Primária à Saúde. Nesta terça-feira (19), primeiro dia de vacinação, a Superintendência da Região de Saúde Sul imunizou um total de 520 trabalhadores que atuam nas unidades básicas de saúde (UBSs) do Gama e de Santa Maria.

 

Nas outras regiões de Saúde, a imunização dos servidores da Atenção Primária começou nesta quarta-feira (20). A Região de Saúde Leste abriu um posto de vacinação para a Atenção Primária no segundo andar do Hospital da Região Leste (antigo Hospital do Paranoá), onde foram aplicadas 55 doses da vacina contra a Covid-19 nesses servidores.

 

A Região Oeste, onde estão os profissionais de Ceilândia e Brazlândia, vacinou 453 profissionais. Já a Região de Saúde Sudoeste vacinou até o início da tarde 530 servidores da Atenção Primária.

 

Na Região Norte, foram vacinados pela manhã 108 profissionais da APS. Nas regiões Central e Centro-Sul a vacinação dos trabalhadores da Atenção Primária foi iniciada durante a tarde, e até o fechamento desta matéria não tinham sido compilados.

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, disse que esse encaminhamento mostra a valorização que merece e precisa ter o profissional de saúde da Atenção Primária. “São eles que estão na porta de entrada do atendimento na rede pública e fazem um trabalho de acolhimento dos pacientes com qualidade e respeito ao cidadão; um serviço humanizado e eficiente”, acrescentou Okumoto.

 

Lembrando que serão vacinados, nesta primeira fase, somente aqueles trabalhadores da Atenção Primária que atuam no primeiro atendimento a pacientes com sintomas respiratórios.

 

Vacinação no DF

 

Ao todo, o Distrito Federal recebeu 106.160 vacinas que irão imunizar 53.080 pessoas em duas doses administradas no intervalo de 14 a 28 dias. A Secretaria de Saúde reforça que a população não procure as unidades de vacinação, porque neste momento será vacinado somente o público-alvo da primeira fase.

 

Todas as informações referentes à vacinação podem ser obtidas na página da campanha no DF.