Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/04/21 às 15h57 - Atualizado em 2/04/21 às 17h05

Profissionais da segurança pública começam a ser vacinados contra Covid-19 na próxima segunda-feira

A prioridade é para trabalhadores que atuam no transporte de pacientes, resgate pré-hospitalar e ações de vigilância

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A partir da próxima segunda-feira (5), os profissionais da força de segurança pública começarão a ser contemplados com a vacinação contra a Covid-19. Neste primeiro momento, 2.237 doses da vacina contra o coronavírus foram disponibilizadas para esse público.

 

Forças policiais receberão as vacinas a partir da segunda-feira. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

 

Segundo Alexandre Garcia, subsecretário de Atenção Integral à Saúde, a divisão das 116 mil doses enviadas pelo Ministério da Saúde (MS) ao Distrito Federal foi feita pela Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, e informada por meio de nota técnica.

 

A ordem da vacinação será de acordo com as prioridades: trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes; trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar; trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independente da categoria.

 

O documento do MS estabelece que os demais trabalhadores da segurança pública e forças armadas que não se enquadrarem nas atividades consideradas prioritárias deverão ser vacinados de acordo com o andamento da campanha nacional de vacinação contra a Covid-19.

 

“A princípio, o Ministério da Saúde tinha informado, por meio de nota, que enviaria 116 mil doses de vacina contra a Covid-19 para o Distrito Federal. Dessas, 3.348 estavam reservadas para força de segurança e idosos de 66 anos. O próprio ministério estabeleceu que 1.111 doses serão para idosos acima de 66 anos, e 2.237 para os profissionais da segurança pública”, informa Garcia.

 

Vacinas serão aplicadas conforme distribuição feita pelo MS. Foto: Geovana Albuquerque/ Agência Saúde-DF

 

O subsecretário ressalta que as forças policiais, militares, civis, federais, bombeiros, agentes do Detran e de outras forças que apoiam as medidas de lockdown no DF serão vacinados a partir da segunda-feira (5), conforme nota interna que será feita e divulgada pelo Secretário de Segurança Pública.

 

“As doses das forças de segurança estão reservadas e serão encaminhadas, na segunda-feira, para suas policlínicas e estruturas, onde será iniciada a vacinação neste primeiro grupo que será alcançado”, reforça.

 

Vacinação neste sábado

 

Segundo o subsecretário, como o MS enviou poucas doses para serem aplicadas como primeira dose (D1), a Secretaria de Saúde decidiu desmobilizar alguns drive-thrus, pois a grande parte das vacinas enviadas são para fazer a segunda dose (D2).

 

Neste sábado, funcionarão, das 9h às 15h, os drive-thrus do Parque da Cidade, Unieuro, em Águas Claras e o do Shopping Iguatemi.  Vale lembrar que os drive-thrus que funcionarão neste sábado (3) serão para aplicar a primeira dose em idosos de 66 anos ou mais e a segunda dose de quem está marcado para a data.

 

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: