Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/05/19 às 11h10 - Atualizado em 21/05/19 às 11h20

Profissionais de enfermagem recebem homenagem na Câmara Legislativa

COMPARTILHAR

Hoje, eles somam mais de 14 mil servidores na Secretaria de Saúde do DF

 

Profissionais de enfermagem do Distrito Federal foram homenageados, em sessão solene na Câmara Legislativa do DF, na noite desta segunda-feira (20), Dia do Auxiliar e do Técnico de Enfermagem.

 

Presente à solenidade, o secretário adjunto Sérgio Luiz da Costa lembrou que os profissionais de enfermagem formam a maior força de trabalho da Secretaria de Saúde. Atualmente, são 14.371 servidores na área, atuando em todos os níveis de assistência.

 

“A Enfermagem é ciência, é arte e dedica seus conhecimentos, habilidades e atitudes a prestar a melhor assistência ao paciente, em todos os ciclos de vida. Lida com emoções de amor, obstinação, alegria, dor, sofrimento em momentos em que pacientes e familiares estão sensíveis”, destacou Costa.

 

A sessão solene foi proposta pelo deputado distrital Jorge Vianna, que é técnico de enfermagem e servidor público no Samu. “O importante é que os profissionais se sintam valorizados e os eventos da Semana da Enfermagem despertem a discussão da valorização”, destacou.

 

O evento contou, ainda, com a presença, à mesa, do diretor de Enfermagem da Secretaria de Saúde, Luiz Antônio, e de representantes dos sindicatos da categoria, Conselho Regional de Enfermagem, Samu e Comissão da Saúde da CLDF.

 

ENFERMAGEM – Os avanços da Enfermagem, na Secretaria de Saúde, têm sido direcionados para a melhoria do processo de trabalho, com desenvolvimento de protocolos, capacitações e melhorias das condições de trabalho.

 

Sérgio Luiz da Costa lembrou que o enfermeiro exerce um papel fundamental de prestar o cuidado, acolhendo, criando vínculo com os usuários dos serviços, atendendo suas demandas e tentando, da melhor forma, ser resolutivo no intuito de diminuir o sofrimento, que, muitas vezes, acompanha as pessoas que buscam acesso aos serviços de saúde.

 

Outro aspecto importante do processo de trabalho do enfermeiro, de acordo com o secretário adjunto, é mapear o território e a população para identificar as necessidades, vulnerabilidades e riscos presentes no território.

 

DADOS – Segundo o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), só no Brasil existem mais de 500 mil enfermeiros, além de técnicos e auxiliares de Enfermagem, que, ao todo, somam mais de 2 milhões de profissionais em todo o país.

 

No Sistema Único de Saúde (SUS), são mais de 200 mil profissionais de Enfermagem só na Atenção Básica compondo as equipes de Saúde da Família, de Consultório na Rua, equipes de Saúde Família Ribeirinhas e nas equipes de Unidades Básicas Fluviais.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde 

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF