Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/06/16 às 16h45 - Atualizado em 30/10/18 às 15h15

Profissionais farão treinamento para triagem do Teste do Pezinho

COMPARTILHAR

Capacitação ocorrerá nesta quinta-feira (2), no Hospital de Apoio de Brasília

BRASÍLIA (1/6/16) – Para manter a qualidade das amostras de sangue coletadas pelos profissionais durante a triagem neonatal do Teste do Pezinho, o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) realizará, nesta quinta-feira (2), o Treinamento teórico-prático em técnica de coleta para triagem neonatal – Teste do Pezinho. A capacitação ocorrerá das 8h às 12h.

Podem participar enfermeiros e técnicos de enfermagem e de laboratório que trabalham em maternidades, Unidades de Terapia Intensiva Neonatais, e centros de saúde.

“É importante que os profissionais façam a coleta adequadamente para assegurar o diagnóstico correto e minimizar o número de repetições do teste. Além disso, quanto mais precoce for o diagnóstico, mais cedo será iniciado o tratamento no caso de alterações” informou a coordenadora do Programa de Triagem Neonatal do Distrito Federal, Juliana de Vasconcellos Thomas.

TESTE – Para realizar o teste do pezinho, o profissional colhe pequenas gotas de sangue do calcanhar do recém-nascido. A orientação é que a coleta seja feita entre o 2º e 7º dia de vida do bebê. O sangue é recolhido em um papel filtro e enviado para o Núcleo de Genética do Hospital de Apoio de Brasília, onde é realizada a análise.

SERVIÇO
Treinamento teórico-prático em técnica de coleta para triagem neonatal – Teste do Pezinho
Data: Quinta-feira (2), das 8h às 12h
Inscrições e informações: neps.hab@gmail.com e (61) 3905-4695