Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
1/10/19 às 18h05 - Atualizado em 1/10/19 às 18h05

Projeto ‘Alimenta Aí, Galerinha’ faz diagnóstico em escola pública

COMPARTILHAR

Parceria das secretarias de Educação e Saúde promove educação alimentar e nutricional

 

A Unidade Básica de Saúde 01 da Asa Norte fez, nessa terça-feira (1º), um diagnóstico do ambiente escolar e dos alunos da Escola Classe da 403 Norte. Na ocasião, 355 estudantes, na faixa etária de seis a 12 anos, foram atendidos.

 

O diagnóstico é uma etapa do projeto Alimenta Aí, Galerinha, uma parceria das secretarias de Saúde e de Educação, que visa trabalhar a temática da alimentação infantil por meio de ações de educação alimentar e nutricional.

 

Daniele Cabral, diretora da escola, manifestou a alegria da comunidade escolar em participar do projeto Alimenta aí Galerinha. “É muito importante a parceria das secretarias para atender os estudantes. Os alunos estão amando. Eles se sentem importantes, pois são os protagonistas da escola e da ação”.

 

No diagnóstico, são verificados o estado nutricional e o consumo alimentar dos alunos, o ambiente escolar – que é o promotor da alimentação saudável – e a prática de atividade física. Essas informações subsidiarão a elaboração e a implementação de ações de prevenção ao sobrepeso e à obesidade infantil.

 

“Atividades como essa são muito importantes para a interação com a comunidade escolar. A partir disso, é possível sair da unidade de saúde e participar mais da vida da comunidade, conseguindo diagnosticar várias outras temáticas, mais fáceis de serem observadas em seu próprio ambiente, e não dentro da UBS”, ressalta a enfermeira da UBS 01 da Asa norte Jaqueline Inês Thiele.

 

A iniciativa relaciona-se com os objetivos do Programa Crescer Saudável, do Ministério da Saúde, que abrange ações de vigilância nutricional,  promoção da alimentação adequada e saudável, incentivo às práticas corporais e de atividade física, e ações voltadas para oferta de cuidados às crianças que apresentam obesidade.

 

Da Agência Saúde