Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/03/15 às 11h25 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Projeto ensina hábitos alimentares saudáveis

COMPARTILHAR

Nutricionista tira dúvidas em encontros quinzenais na Vila Planalto

BRASÍLIA (11/3/15) – Servidoras do Centro de Saúde de Brasília 15 (CSB), na Vila Planalto, estão conseguindo mudar hábitos alimentares graças a um projeto colocado em prática pela nutricionista Regina Marcia Miguel Barros. Elas se encontram a cada 15 dias para trocarem informações sobre alimentação e receitas.

“Eu sempre atendi algumas delas em consultório e elas tinham dúvidas semelhantes. E todas voltaram das festas de fim de ano querendo desintoxicar e emagrecer. Então, sugeri que a gente montasse um grupo para tirar essas dúvidas”, conta a nutricionista. O grupo chamado Lindinhas – e agora com um lindinho, já que um homem acabou de entrar no grupo- se encontra por uma hora, às segundas-feiras, contam experiências, tiram medidas e pesam.

De acordo com Regina Barros, as participantes têm emagrecido. “Os encontros têm mudado os hábitos no CSB 15. A gente costuma fazer lanches e almoços por aqui. Antes vinham muitas guloseimas e agora a salada já começa a entrar no cardápio e os sucos de caixinha e refrigerantes saíram”, observa a nutricionista.

ADESÃO – Segundo Sonia Silveira, gerente do CSB 15, os temas discutidos variam, mas tudo no âmbito da alimentação saudável. “A gente tem tentado com que homens também venham a aderir ao projeto”, observa.
Até agora o grupo conta com apenas um homem, Edilberto Zacarias, que é o professor de Tai Chi Chuan e oferece aulas para os servidores do centro às terças e quintas.

Sônia diz que pretende ampliar o projeto para que pessoas da comunidade também venham a participar do projeto. “Atualmente temos apenas uma pessoa que não é do centro participando das reuniões. É a diretora de uma creche parceira do posto”, conta a gerente. “Neste primeiro momento estamos cuidando do cuidador para que a gente possa passar para as outras pessoas aquilo que estamos aprendendo”, finaliza.