Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/12 às 11h02 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Projeto leva mais alegria ao hospital do Paranoá

Palhaços visitam pacientes toda segunda-feira

O Hospital Regional do Paranoá (HRPa) firmou um termo de parceria cultural com o “Projeto Risadinha, Ação pelo Riso e pela Saúde!”. O objetivo é proporcionar um ambiente mais agradável e alegre aos pacientes e atoda comunidade hospitalar.

O termo prevê a realização de apresentações artísticas semanais gratuitas, utilizando a linguagem do palhaço nos leitos e corredores do hospital. As atividades serão realizadas todas as segundas-feiras, das 14h às 18h, pelos atores Elisa Carneiro e Guilherme Carvalho.

De acordo com o coordenador da regional de Saúde do Paranoá, Rommel Costa, “ações como essas são importantes para humanizar o ambiente hospitalar e proporcionar momentos de lazer para todos que estão no hospital”.

Os integrantes do projeto, conforme estipulado no contrato, deverão manter as mãos higienizadas e não poderão tocar nos pacientes ou nas camas, considerando os perigos que envolvem a infecção hospitalar.

Elisa Carneiro contou que o projeto existe desde 1998 e que escolheu hospitais para realizar as ações “por se tratar de um local onde as pessoas costumam sofrer com a carência e a fragilidade”. Segundo o ator Guilherme, “rir sempre faz bem e os integrantes do projeto sentem que os pacientes ficam mais tranquilos e felizes após as visitas”.

O Projeto também realiza ações nos hospitais regionais da Asa Norte, do Gama e, recentemente, no de Sobradinho.

Rafaela Marrocos