Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/15 às 17h44 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Quase duas mil pessoas doaram sangue durante o Carnaval

Recorde é resultado de campanhas e ações da Fundação Hemocentro

BRASÍLIA (19/2/15) – O Carnaval foi de recordes para a Fundação Hemocentro de Brasília (FHB). Entre os dias 9 e 16 de fevereiro, 1.945 pessoas fizeram doação de sangue. Somente na sexta-feira (13) foram 452 candidatos.

“Este resultado é oriundo do trabalho e planejamento do Hemocentro em criar estratégias de estimular e conscientizar a população sobre a importância de se doar sangue. Como parte deste foco, a FHB organizou um ambiente com a temática da festa, contando com a animação de vários blocos carnavalescos de Brasília, decoração especial e atividades recreativas”, diz o gerente do Ciclo Doador, Rodolfo Firmino Duarte.

O Hemocentro também promoveu ações em órgãos públicos, empresas, igrejas e demais parceiros da comunidade, com o objetivo de agir de forma proativa a não deixar que os estoques de sangue fossem comprometidos durante o feriado prolongado.

PLANEJAMENTO – Com o resultado, o Hemocentro já planeja programação semelhante para a Semana Santa e Páscoa, períodos de férias e de secas, já que são épocas em que tradicionalmente o fluxo de doadores diminui.
Para doar sangue, a pessoa precisa estar em bom estado de saúde, ter a partir de 16 anos (com a presença do responsável legal neste caso), ter se alimentado bem e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de outros cuidados.

Outras informações podem ser obtidas pelo número 160, opção 2, site www.fhb.com.br ou pela página do Facebook. Todos os tipos de sangue são igualmente importantes, em especial aqueles com tipagem negativa já que a saída e a usabilidade é maior.

A Fundação Hemocentro de Brasília atende a demanda de toda a rede pública e funciona de segunda a sábado, das 7h às 18h.