Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/09/15 às 17h01 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Recanto das Emas recebe capacitação em Saúde Mental

COMPARTILHAR

Equipes de saúde são orientados sobre abordagem aos pacientes

BRASÍLIA (10/9/15) – A Coordenação Geral de Saúde do Recanto das Emas realizou, na quarta-feira (9) uma palestra sobre Transtornos Ansiosos para os profissionais de saúde da Regional. A atividade faz parte da Capacitação em Saúde Mental idealizada e realizada pelo primeiro psiquiatra a integrar a equipe de saúde do Recanto, Paulo Porto, e tem o objetivo de orientar as equipes de saúde quanto à abordagem aos pacientes psiquiátricos que procuram a rede diariamente.

Segundo o Coordenador Geral de Saúde, Luiz Agnello, a realização de capacitações tem como intuito discutir casos, criar rotinas, gerar multiplicadores e colocar em prática uma gestão compartilhada e participativa.

Para o Diretor de Saúde Mental, Ricardo Lins, o trabalho em rede é fundamental para a melhoria do serviço oferecido na área de Saúde Mental. Se os médicos da Atenção Básica e suas equipes puderem atender os pacientes medicados há dois anos sem perspectiva de mudança de medicação, por exemplo, o hospital poderá se concentrar em atender os casos mais graves, diminuindo assim as filas de espera, afirma.

Atualmente o Recanto das Emas possui uma carga horária de 5 horas semanais na especialidade de Psiquiatria disponíveis para toda a Regional de Saúde e já existem consultas agendadas até o fim do ano. Desta forma, buscando otimizar o atendimento, estão sendo discutidas formas de ampliação do serviço e, para isso, dois profissionais foram capacitados.

A Capacitação em Saúde Mental promoverá palestras nos dias 23/09, 07 e 21/10, e 04 e 18/11 e abordará os seguintes assuntos: Transtornos Psicóticos, Transtornos de Humor, Psicofarmacologia, Geriatria Psiquiátrica, Psicologia/CAPs na Atenção Básica e Dependência Química.