Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/14 às 20h56 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Recanto promove Ação do Dia dos Namorados

Testes rápidos para Sífilis e HIV foram realizados

A Regional de Saúde do Recanto das Emas promoveu a Ação do Dia dos Namorados na Clínica da Família da quadra 308, no último dia 11 (quarta-feira). A ação foi elaborada pelas Coordenações de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) e da Saúde do Homem juntamente com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e as Clínicas da Família e teve como objetivo realizar os testes rápidos para detecção de Sífilis, HIV, Hepatite B e Hepatite C.

Foram realizadas palestras durante todo o dia para os pacientes presentes na Clínica, ressaltando a importância dos testes e convidando-os para fazê-los. Durante o dia foram atendidas 42 pessoas e realizados 168 testes. Cada paciente aguardou em média 30 minutos pelos resultados.

Segundo a enfermeira Daise Alves de Melo, os pacientes que fizeram os exames receberam orientações sobre as formas de transmissão das doenças e sobre a necessidade do uso dos preservativos masculinos e femininos. De acordo com Daise, a equipe também estava preparada para fazer o aconselhamento nos casos de exames positivos. “Esta ação é extremamente válida, pois além de existirem pessoas que nunca viram um preservativo de perto, também têm aquelas que não conhecem as demais formas de contaminação. Portanto é fundamental orientá-las sobre os riscos e as formas de prevenir essas doenças”, ressalta.

De acordo com Rosana Sousa, Chefe do NEPS, ao ouvir que uma das formas de se contrair hepatite é pelo uso comum do kit de manicure, muitas mulheres ficaram surpresas e logo quiseram fazer o teste. “Muitas pessoas não sabem que a estufa utilizada nos salões não mata o vírus e ao compartilharem os utensílios acabam se contaminando” afirma.

“A ação foi ótima, pois eu nunca havia realizado esses testes e queria muito fazer o de hepatite. Vim consultar e não esperava essa surpresa” disse Ediva Zulmira da Silva, 62 anos.

Cristiani Mendes, da Agência Saúde DF