Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/05/13 às 14h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h05

Ministério da Saúde avalia regional de Planaltina

COMPARTILHAR

Hospital é o que mais realiza partos normais no DF 

Para avaliar o Hospital Regional de Planaltina (HRPl) quanto às práticas de aleitamento materno na atenção básica, as tutoras em aleitamento materno da Rede Amamenta, ligada ao Ministério da saúde, visitaram o hospital Regional de Planaltina, no dia 9 de maio.

Atualmente, o HRPl é o que realiza o maior número de partos normais no Distrito Federal, e vem buscando por meio de palestras e cursos, informar tanto a população, como os profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno e do atendimento a mãe depois da alta hospitalar, segundo a coordenadora regional do hospital, Mônica Rocha.

A tutora Abilene Gouvêa, destacou a importância do leite materno nos primeiros seis meses de vida e de manter o aleitamento por dois anos ou mais, proporcionando à criança melhor qualidade de vida e a oportunidade de estreitar o vínculo afetivo com a mãe. “E a mulher amamentando mais, tem menos riscos de complicações após o parto, câncer de mama e ovários e de desenvolver diabetes. A mãe jamais deve induzir o uso de bicos, mamadeiras, deve estimular somente o leite materno”, disse.

A avaliação foi feita por meio de entrevistas com o público interno e externo, e de visitas às dependências do hospital e dos postos de saúde, que são responsáveis pelo atendimento as grávidas e aos bebês desde o pré-natal.

A coordenadora Mônica destacou que não só a criança necessita de cuidados, mas a mulher também precisa de um tratamento humanizado, acolhedor, e que os profissionais usem de procedimentos menos evasivo na hora do parto.

 

Tatiane da Silva