Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
2/10/13 às 19h49 - Atualizado em 30/10/18 às 15h08

Rede de Urgência e Emergência do DF em discussão

COMPARTILHAR

Comitê Gestor prepara plano para unificar operações de atendimento

Foto: Renato Araújo

Definir uma rotina de atendimento para a Rede de Urgência e Emergência do DF (RUE) é o objetivo do Comitê Gestor Distrital do Sistema de Atenção às Urgências e Emergências do DF, que se reuniu, pela primeira vez, na manhã desta quarta-feira (2), na sede da Secretaria de Saúde do DF. Reformulada pelo Ministério da Saúde em todo o País por meio da Portaria nº 1.600, de 07 de julho de 2011, a rede, no DF, vai abranger todas as regiões administrativas, levando em conta, também, as demandas dos municípios do Entorno.

“A proposta é definir um padrão para as operações de atendimento às urgências e emergências na região, especialmente em razão da Copa do Mundo de Futebol”, apontou o subsecretário de Gestão Participativa da SES-DF, José Bonifácio Carreira Alvim.

Para a diretora de Assistência às Urgências e Emergências da SES (Diure), Marinice Cabral Moraes, essa primeira reunião serviu para esclarecer os objetivos do grupo e sobre o que é a Rede de Urgência e Emergência. “Na próxima reunião, agendada para o dia 4 de dezembro, poderemos conhecer cada órgão envolvido e o que cada um tem a oferecer para o funcionamento da rede”, disse.

Rede – Durante a reunião a diretora da Diure apresentou relatório sobre o funcionamento da rede pública de Saúde do DF e a interligação entre as várias unidades. Esclareceu, ainda, a necessidade de que cada representante apresentasse propostas de atuação no sistema.

O subsecretário José Bonifácio lembrou a importância de se levar em conta o impacto decorrente do fluxo de pacientes das cidades do Entorno na rede pública do DF e sugeriu o estabelecimento de um pacto “para melhor gerir as demandas do Entorno e ordenar o fluxo para o DF, direcionando as remoções para os hospitais de referência”, adiantou.

Participam do Comitê, como coordenador Estadual do Sistema de Atenção de Urgências, Marinice Cabral Moraes; além dos subsecretários da SES-DF, representante do Conselho de Saúde do DF, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Polícia Civil, Detran, Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF/MJ), Hospital das Forças Armadas (HFA), Hospital Universitário de Brasília (HUB), Conselho Regional de Medicina (CRM-DF), Conselho Regional de Enfermagem (Corem-DF), Ministério Público, e Infraero.

Marcos Machado