Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/13 às 18h13 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Redução de gastos no HMIB

COMPARTILHAR

Núcleo de Custos controla despesas

O trabalho do Núcleo de Controle de Custos, que visa melhorar o gerenciamento dos gastos, já mostra resultados positivos no Hospital Materno Infantil de Brasília – HMIB. As despesas com telefone, por exemplo, caíram 29,6% em 2012, na comparação com o ano anterior, graças ao cancelamento dos ramais que não eram mais utilizados.

O Núcleo de Custos também desenvolveu uma política de sensibilização com os demais setores do Hospital. “A partir desta ação conseguimos diminuir as resistências e os setores passaram a fornecer continuamente as informações que precisávamos para um planejamento mais apurado”, relata o chefe do Núcleo, Bruno de Andrade.

O núcleo solicitou a todos os setores um melhor detalhamento dos dados visando a maior qualidade da análise e controle. Assim, foi possível verificar no Banco de Leite, por exemplo, não só a quantidade total de leite distribuído, mas também para quais setores esse leite está sendo distribuído no hospital, abrindo caminhos para um aperfeiçoamento na gestão dos estoques.

Já o Núcleo de Serviço Social passou a elaborar estatística para observar a origem das pessoas que receberam atendimento a pedido da área de custos. Com isso foi possível verificar os maiores clientes do setor, os pacientes do ambulatório da Pediatria e do Centro Obstétrico, incentivando a elaboração de novas estratégias de ação.

Com essas ações o setor de custos do HMIB tornou-se referência na rede em apuração de custos, sendo visitado por Secretarias de outros estados como a Secretaria de Saúde da Paraíba. “Acredito que os desafios são grandes, mas os resultados são animadores”, relata à servidora Shirleyanne Brasileiro, assessora técnica do gabinete da Secretaria do Estado da Saúde da Paraíba.

Ana Luiza