Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/03/19 às 16h21 - Atualizado em 28/03/19 às 17h57

Região Central promove conferência de saúde

COMPARTILHAR

Evento reuniu usuários da rede pública e servidores, que se dividiram em grupos técnicos

 

A Região de Saúde Central promoveu, nesta quarta-feira (27), uma conferência regional para debater os rumos da saúde pública no Distrito Federal. Mais de 160 pessoas se reuniram no auditório do Hospital Regional da Asa Norte (Hran), pela manhã e à tarde, para discutir os assuntos em grupos técnicos.

 

Usuários da rede pública de saúde e servidores da Secretaria de Saúde do DF abordaram os seguintes temas: Democracia e Saúde, Saúde como Direito, Consolidação do Sistema Único de Saúde, e Financiamento do Sistema de Saúde do DF.

 

“A importância desse evento é ouvir a população de maneira geral e, com isso, fortalecer a participação popular no que diz respeito a saúde do DF. Com a conferência, é dado um norte às discussões, além de criar mecanismos para integrar as pessoas nas ações da Secretaria de Saúde”, afirmou o presidente do Conselho Regional de Saúde de Brasília, Rodrigo Araújo. O encontro teve a participação, ainda, de Jeanine Woycicki, da Assessoria de Planejamento (Asplan), representando a Administração do Plano Piloto, apoiadora do evento.

 

Para Mateus Torres, participar da conferência tem duplo valor, uma vez que é usuário da rede pública de saúde e estudante do último ano de Medicina. “Em eventos assim conhecemos melhor sobre como funciona o sistema público de saúde, e os rumos que estão sendo adotados na área. Tudo isso é importante”, comentou.

 

Entre os dias 3 e 10 de abril, todas as outras regiões farão seus encontros. As atividades são preparatórias para a etapa distrital, prevista para junho, e para a 16ª Conferência Nacional de Saúde, que acontecerá em agosto.

 

Leandro Cipriano, da Agência Saúde

Fotos: Breno Esaki/Saúde-DF