Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/10/19 às 18h03 - Atualizado em 24/10/19 às 9h44

Região Central recebe workshop PlanificaSUS

Objetivo é melhorar a assistência ao cidadão

 

O fluxo da assistência ao cidadão entre a Atenção Primária e Secundária é o tema central da discussão promovida na Planificação da Atenção à Saúde do DF (PlanificaSUS), evento que será encerrado nesta quarta-feira (23), na Região de Saúde Central, e conta com a participação de servidores e gestores da pasta.

 

“A planificação tem o objetivo de melhorar o atendimento em rede, reforçando o fluxo dos usuários e o atendimento compartilhado. Para isso, é preciso organizar as linhas de cuidado, reforçando o fluxo dos usuários e o cuidado compartilhado, ofertando a atenção adequada para cada momento em que o paciente estiver”, explica a gerente das Áreas Programáticas de Atenção Primária, Tânia Walzberg.

 

“Além de reencontrar e trocar experiências com os colegas, podemos conhecer as novas diretrizes e as ações que estão dando certo. Com isso, estaremos unidos em uma única linha de atendimento, o que é um ganho para os pacientes”, complementa a enfermeira da UBS 2 da Asa Norte, Martha Figueiredo.

 

Os servidores das unidades estão reunidos dos dias 21 a 23 de outubro. Em cada dia, 130 profissionais participam das atividades. As discussões estão acontecendo em grupos de trabalhos, que discutem as temáticas e fazem trocas de experiências. Depois, o debate é levado a uma plenária em que é possível tirar dúvidas e fazer um reforço teórico.

 

“Com a planificação, acredito que vai melhorar o atendimento. O paciente vai ter mais assistência, sendo encaminhado para especialidades. Conseguindo alinhar esse fluxo, vai ser muito bom”, destaca a técnica de enfermagem da UBS 2 do Cruzeiro Velho, Maria do Socorro.

 

A Região Central é a quarta região de saúde a participar do Workshop PlanificaSUS. As regiões Leste, Centro-Sul e a Sudoeste já deram início ao trabalho de planificação em suas unidades.

 

O modelo adotado para implementar a planificação são os workshops temáticos, com base na construção social da Atenção Primária à Saúde (APS) para oxigenar a estrutura atual. O cronograma prevê que a implementação do projeto ocorra até dezembro de 2020.

 

Nivania Ramos, da Agência Saúde

Fotos: Mariana Raphael/Saúde-DF