Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/06/19 às 8h49 - Atualizado em 7/06/19 às 14h04

Região de Saúde Norte zera fila de espera da Radiologia Ambulatorial

COMPARTILHAR

A chegada de novos profissionais permitiu oferecer mais vagas para o exame

 

A Região de Saúde Norte conseguiu zerar a demanda reprimida da Radiologia Ambulatorial. Um total de 3 mil pacientes aguardavam para fazer o exame. O feito foi possível graças à chegada de cinco novos técnicos de Radiologia ao Hospital Regional de Sobradinho (HRS).

 

Há um ano, a unidade não oferecia vagas e os pacientes eram encaminhados ao Hospital Regional de Planaltina (HRP) e ao Hospital de Apoio. “A gente tinha uma oferta de 130 vagas para o exame, por mês. Com a chegada da força de trabalho, subimos para uma oferta entre 250 e 300 vagas”, comemora o gerente de Regulação da Região de Saúde Norte, José Luís Braga de Faria. Ele conta que entram cerca de 20 novas solicitações no sistema por dia.

 

O tempo de espera para fazer o exame também vai diminuir. Antes, dependendo da classificação de risco, poderia demorar de dois a cinco meses de espera. “Agora, com mais profissionais, o tempo máximo de espera para a realização do exame é de até seis dias”, informa José Luís.

 

O superintendente da Região de Saúde Norte, Ricardo Tavares Mendes, esclarece: “Além de uma grande conquista, com o esforço de uma equipe dedicada, aumentamos a oferta de exames, tendo uma resposta mais efetiva, proporcionando uma melhor assistência, com paciente tendo seu diagnóstico mais rápido, retornando para a consulta já com os exames solicitados em tempo oportuno, com início rápido do tratamento”.

 

De acordo com sua avaliação, toda doença tratada no início, com diagnóstico precoce, tem uma resposta mais efetiva, e com grande possibilidade de cura, principalmente nos casos de câncer. “Daí a grande importância dos exames realizados, como a mamografia, por exemplo”, ilustrou Ricardo Mendes.

 

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Foto: Rodrigo Nunes/Ministério da Saúde