Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
24/06/15 às 10h47 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Região Sudoeste realiza Conferência de Saúde

COMPARTILHAR

Encontro reunirá as Regionais de Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas

BRASÍLIA (24/6/15) – Com o objetivo de discutir, propor e sugerir melhorias para o Sistema Único de Saúde (SUS), as Regionais de Samambaia, Taguatinga e Recanto das Emas – que compõem a Região Sudoeste – realizam nesta quarta-feira (24), das 8h às 18h, no auditório do Taguapark, em Taguatinga, a Conferência de Saúde da Região.

A Etapa Regional, que será aberta para toda população, tem como finalidade analisar as prioridades locais de saúde; discutir o tema e os eixos temáticos; debater e definir as propostas no âmbito da Região Sudoeste – propostas que já foram elaboradas pelas regionais durante as Pré-Conferências; bem como eleger 56 delegados, que serão apresentados à Conferência Distrital.

Já a Etapa do Distrito Federal, será nos dias 20 e 21 de julho, no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, com o tema “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas; Direito do Povo Brasileiro”. Essa é uma etapa para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro.

Conferência – As Conferências de Saúde visam assegurar a participação popular no processo de construção dos serviços de saúde e contam com a participação de gestores da saúde, trabalhadores e usuários do SUS.

A Conferência de Saúde tem como objetivos, dentre outros, avaliar a situação da saúde, efetivando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde – SUS; mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade brasileira acerca do direito à saúde e em defesa do SUS; fortalecer a participação e o controle social no SUS; elaborar propostas, a partir das necessidades de saúde e participar da construção das diretrizes do Plano Plurianual – PPA e dos Planos Municipal, Estadual e Nacional de Saúde, no contexto dos 25 anos do SUS; aprofundar o debate sobre as reformas necessárias à democratização do Estado, em especial as que incidem sobre o setor saúde.