Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/07/14 às 20h06 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Riacho Fundo II zera fila para mamografia

COMPARTILHAR

Carreta realiza exames no Riacho Fundo

Após mais de um mês de atendimentos e realização de mais de 2 mil exames no Riacho Fundo II, a Carreta da Mulher zerou a fila de espera naquela cidade. A partir do dia 11 de agosto, será vez da Candangolândia e do Núcleo Bandeirante contarem com a unidade móvel.

A Carreta de Mulher realiza mamografias e ecografias de vários tipos. São cerca de cem exames por dia, nos períodos da manhã e da tarde.

“Achei muito bom poder ser atendida aqui mesmo no Riacho 2. Essa é a primeira mamografia que eu faço e vai servir para comparação com as próximas que eu fizer”, disse a paciente Zélia Lima que mora na QS do Riacho Fundo 2.

O gerente do centro de saúde 4, na QC 6, Ivaldo Rodrigues de Lima, explica que as mamografias atendem mulheres acima de 40 anos de idade bastando que a paciente apresente identidade e CPF. Pacientes mais jovens também podem fazer a mamografia desde que apresentem solicitação médica.

As ecografias – abdominais, gestacionais ou de tireoide – são feitas somente mediante pedido médico. “Aproveitamos a vinda da carreta para fazer as ecografias necessárias em todas as nossas gestantes”, completou o gerente.

O empenho do centro de saúde 4 em oferecer um atendimento de qualidade não para por aí. Graças a uma parceria com os estudantes da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS) qualquer mulher que necessite fazer preventivo pode ser atendida às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, de 7h às 18h.

Arielce Haine, da Agência Saúde DF