Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
12/09/13 às 19h08 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Sábado tem caminhada pela vida saudável no Cruzeiro

COMPARTILHAR

O Conselho de Saúde do Cruzeiro, Octogonal e Sudoeste promove neste sábado (14), a 3ª Caminhada pela Saúde, a partir das 8h, aberta principalmente aos moradores da região. A concentração será em frente à biblioteca pública do Cruzeiro Velho.

De acordo com o presidente do conselho local, Francisco Teixeira, “a caminhada visa mobilizar os moradores para uma vida saudável por meio de exercícios físicos”, esclarece.

O Conselho de Saúde do Distrito Federal tem o objetivo de formular a política de saúde e controlar a execução do Plano de Saúde, inclusive no aspecto econômico e financeiro, nas estratégias, promoção do processo do controle social nos setores públicos e privados.

O Conselho do DF é representado por conselhos regionais nas regiões administrativas (32 regiões), com 21 conselhos regionais de saúde em funcionamento.

Os conselhos são órgãos colegiados que se reúnem mensalmente com usuários, trabalhadores, gestores e conveniados do Sistema Público de Saúde (SUS) para executar o Plano de Saúde.
Toda decisão da implementação da Politica de Saúde por meio do Plano de Saúde – período de quatro anos -, passa necessariamente pela aprovação do Conselho de Saúde, que conta com 50% de representantes dos usuários, 25% de trabalhadores e 25% de gestores.

O usuário participa por meio das entidades (associações de movimentos cívicos organizados como, as de portadores de doenças crônicas, movimentos sociais e outros). O trabalhador é representado pelas entidades de classe e o gestor é indicado pela Secretaria de Saúde.

Júlio Duarte