Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/02/15 às 10h39 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia faz planejamento para ampliar cobertura em Saúde da Família

COMPARTILHAR

Reestruturação prevê aumento nos atendimentos em Atenção Primária

BRASÍLIA (19/2/15) – A Diretoria de Atenção Primária à Saúde de Samambaia (Diraps) está reestruturando a área de cobertura das Equipes de Saúde da Família. O trabalho envolve o mapeamento de toda população local, com o objetivo de identificar as necessidades dos usuários, reavaliar a capacidade de equipes instaladas e de planejar ações com o intuito de alcançar 100% de cobertura em Atenção Primária.

“Esse modelo de readequação dos processos de trabalho das equipes tem como base o estudo do território, o que permite conhecer o perfil e a realidade dos usuários de Samambaia em suas diversas macroáreas”, esclarece a diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Alexandra Gouveia de Oliveira Miranda Moura.

De acordo com o gerente de Políticas e Programas da Diraps, Ageu Procópio Almeida de Albuquerque, esse mapeamento possibilitará o planejamento de novas unidades básicas em Samambaia. “Nossa meta é chegar gradativamente a 100% de cobertura em Atenção Primária, esse trabalho é muito importante para alcançarmos nosso objetivo”, informa.

Mapeamento – O processo de territorialização já foi concluído no Centro de Saúde n° 03, que hoje conta com 100% de cobertura em Estratégia Saúde da Família. Atualmente, o trabalho está sendo realizado nos Centros de Saúde n° 01 e n° 04.

O atendimento das 11 equipes de Saúde da Família do Centro de Saúde n° 01 abrange uma população de aproximadamente 38 mil pessoas. Já a macrorregião do Centro de Saúde n° 04, que compreende também as Clínicas da Família n° 01, 02, 03 e 04 e, ainda, a UBS 501, conta, no total, com 19 equipes, que prestam atendimento a 66 mil pessoas.

“Esse é um processo que necessitará de várias atualizações, pois nosso território é muito dinâmico”, informou o gerente de Gestão, Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Diraps, Leonardo Guimarães Pinheiro.

A avaliação do território permitirá conhecer e atualizar a situação epidemiológica das famílias e suas vulnerabilidades, como por exemplo, tipo de moradia, saneamento básico, número de gestantes, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos, entre outros. A identificação dessas características possibilitará o planejamento da redistribuição das equipes, a fim de atender as necessidades dos usuários.

Com base no desenho do território e na distribuição e previsão de equipes nas áreas planejadas, Samambaia conta atualmente com 77% de cobertura em Saúde da Família, o que corresponde a 48 Equipes da Estratégia Saúde da Família.