Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
9/05/14 às 17h23 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia oferece Yoga para servidores

Melhoria da saúde e da relação interpessoal

 

O Centro de Saúde n° 04, localizado na QN 512 conjunto 02 de Samambaia Sul, iniciou no mês de abril, aulas de yoga para os servidores da unidade. A prática é oferecida duas vezes por semana, com o objetivo de promover vários benefícios à saúde dos profissionais, além de melhorar o relacionamento interpessoal.

“São importantes essas iniciativas de zelar pelo orientador, pois ele é nosso principal recurso e, se ele não estiver bem, não poderá oferecer a população cuidados de saúde de forma humanizada, que é preciso”, enfatiza a coordenadora Geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo.

As aulas são realizadas nas terças-feiras e quintas-feiras, com uma hora de duração e com cinco servidores, em média.

A técnica é conduzida pela enfermeira Luiza Carmo de Aguiar, que esclarece os resultados do yoga. “É uma prática que trabalha todo o corpo físico, mental e espiritual, por meio da respiração, movimentos e concentração, atuando nas polaridades humanas, corrigindo o fluxo vital, massageando as glândulas, aumentando a capacidade respiratória, o fluxo sanguíneo e a percepção sobre si mesmo”, explica.

Para a gerente do centro de saúde e coordenadora Regional da Política de Humanização de Samambaia, Ana Maria de Queiroz Telles Grijó, a prática proporciona importantes benefícios para a qualidade do serviço. “Momentos de relaxamento, exercício do relacionamento interpessoal dos servidores, correção da postura, tonificação dos músculos e maior flexibilidade estão entre alguns dos benefícios que podem ser alcançados”, destaca.

Ana Maria relata ainda que, após o yoga, os servidores retomam o trabalho com mais tranquilidade e disposição.

Benefícios

Luiza Aguiar enumera alguns benefícios da técnica, tais como o rejuvenescimento geral, emagrecimento sadio, resistência a doenças, disposição e equilíbrio físico e mental, autoconfiança, tranquilidade, clareza mental e resistência à fadiga. Segundo ela, evita ainda a visceroptose (queda das vísceras) e prisão de ventre, entre outros.

Comunidade

A comunidade que frequenta a unidade foi a primeira contemplada com a prática, que é oferecida desde setembro de 2013. A enfermeira Luiza conduz a atividade para o público local todas as segundas-feiras e quartas-feiras, das 16h30 às 17h30, no auditório da Clínica da Família 04, na quadra 302 de Samambaia Sul.

A turma, que tem média de dez participantes, é destinada a adultos abaixo de 60 anos. Para participar é necessário que o interessado compareça à clínica, às 16h, nos dias das aulas, e preencha um formulário de anamnese (entrevista médica) e receba as demais orientações.

Demais unidades

Além das turmas conduzidas pela enfermeira do Centro de Saúde n° 04, a técnica também é ministrada em Samambaia em outras unidades e por outras profissionais, habilitadas por meio de curso oferecido pela Coordenação de Hatha Yoga da SES/DF, como por exemplo, o Centro de Saúde n° 01, Centro de Saúde n° 02 e o Centro de Atenção Psicossocial – Caps II.

A Coordenação de Hatha Yoga da SES/DF integra a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (Gerpis), da Diretoria de Ciclos de Vida e Práticas Integrativas em Saúde (DCVPIS) e atua com o objetivo de promover ações de ensino, pesquisa, gestão e atenção à saúde, em consonância com os valores de responsabilidade à tradição do Yoga, enquanto meio de religação humano-espiritual.

O Hatha Yoga, ramo do Yoga Clássico, é uma prática difundida no ocidente, que trabalha para a reeducação mental, por meio de posturas (asãnas), técnicas respiratórias, de concentração e relaxamento.

Para mais informações sobre a técnica e saber quais outras unidades da Secretaria de Saúde a oferecem, basta entrar em contato com a Gerência de Práticas Integrativas em Saúde (GERPIS), por meio do telefone 3348-6191 e também acessar a relação das unidades pelo site da SES, por meio do endereço www.saude.df.gov.br, no link “Programas”, e, em seguida, clicar em “Práticas Integrativas em Saúde”, onde é possível encontrar informações sobre o Hatha Yoga, além de outras práticas ofertadas pela rede.

Iêda Oliveira