Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
30/04/14 às 18h33 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia promove capacitação em Terapia Nutricional Enteral

Aperfeiçoamento dos profissionais no cuidado ao paciente

Os profissionais da Regional de Saúde de Samambaia participarão de 5 a 8 de maio, das 8h às 12h, de treinamento em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral, com o objetivo de aprimorar os conhecimentos quanto aos cuidados pertinentes à terapia.

A capacitação, promovida pelo Núcleo de Nutrição do Hospital Regional de Samambaia (HRSam), em parceria com o Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps), será realizada na sala de reunião do hospital. O treinamento reunirá nutricionistas, técnicos em nutrição e enfermagem, enfermeiros, médicos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, farmacêuticos e assistentes sociais.

“Considerando o crescente número de pacientes em Terapia Nutricional Enteral atendidos nas clínicas de internação do HRSam e a necessidade de cuidados diferenciados, torna-se necessária a homogeneização da assistência prestada a esses pacientes para garantir o cumprimento do objetivo terapêutico”, destacou a nutricionista e coordenadora do treinamento, Rodeluzi Lucas de Andrade.

A importância da capacitação também é reforçada pela nutricionista Rafaela Christina da Silva de Paula, outra coordenadora da atividade. “É necessário que haja atualização continuada dos profissionais de saúde envolvidos direta e indiretamente na terapia nutricional, construindo as bases das mudanças comportamentais dos profissionais para aprimorar a qualidade da assistência à saúde”, ressalta.

A coordenadora Geral de Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, ressalta a importância da terapia nutricional. “O suporte nutricional é parte vital da terapia da maioria dos pacientes hospitalizados e/ou acamados. Diante disso, a terapia nutricional é importante tanto para a recuperação do estado nutricional quanto para sua manutenção. A Nutrição Enteral quando bem indicada, melhora os resultados clínicos, reduzindo o tempo de internação e os custos com a saúde”, esclarece.

Para participar do treinamento, os profissionais devem fazer a inscrição no Núcleo de Educação Permanente em Saúde (Neps) de Samambaia, por meio do e-mail hrsamneps@gmail.com, até o dia 02 de maio.

Conteúdo

A programação compreende aulas expositivas, que abordarão vários conceitos, tais como, definição, indicações e contra-indicações da Terapia Nutricional Enteral (TNE) e Panteral (TNP); avaliação nutricional e seleção de fórmulas enterais; disfagia; interação droga-nutrientes; uso e simbióticos em Nutrição Enteral; discussões de casos clínicos, entre outros temas.

Nutrição Enteral e Parenteral

A terapia nutricional compreende procedimentos terapêuticos empregados no cuidado ao paciente, a fim de recuperar seu estado nutricional, e envolve a nutrição enteral e parenteral.

A nutrição enteral refere-se a alimentos para fins especiais, com ingestão controlada de nutrientes especialmente elaborados para uso por sondas ou via oral, utilizados exclusivamente ou parcialmente para substituir ou até complementar a alimentação oral. Já a parental diz respeito a uma solução estéril de nutrientes lançada de forma intravenosa.

Por Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF