Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/06/14 às 20h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Samambaia realiza mais uma edição de treinamento sobre aleitamento

COMPARTILHAR

Objetivo é orientar mães e dar assitência no nacimento do bebê

Aprimorar o conhecimento da equipe e uniformizar a abordagem do atendimento mãe e bebê são objetivos do segundo treinamento em aleitamento materno destinado aos profissionais que atuam na assistência ao parto, nascimento e aleitamento do Hospital Regional de Samambaia (HRSam). A capacitação foi nesta segunda-feira (16), na sala de reunião do hospital.

“Reiteramos a importância e a necessidade desse treinamento acerca do aleitamento materno, a fim de compartilhar conhecimento e experiências. Nós, como servidores, somos peças fundamentais neste processo como apoiadores e difusores desta prática que deve ser iniciada o quanto antes”, reforça a enfermeira supervisora da maternidade do HRSam, Vanessa de Vasconcelos Sena.

De acordo com a nutricionista do Posto de Coleta de Leite Humano do HRSam, Mariane Curado, essa capacitação também envolve uma questão muito importante para a unidade. “Esse treinamento faz parte também do trabalho que estamos realizando para habilitação como Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), reforçando o cumprimento dos Dez Passos para o Sucesso ao Aleitamento Materno, preconizados pela Unicef, Organização Mundial de Saúde e Ministério da Saúde”, informa.

A última turma do treinamento, de um total de três, tem previsão para o dia 24 de junho, pela manhã.

Apoio

Em Samambaia, as pacientes contam com o apoio da equipe da maternidade, com o serviço do Posto de Coleta de Leite Humano, que presta toda assistência e orientações sobre aleitamento materno, inclusive àquelas que estão com dificuldades em amamentar, e contam também com as orientações das equipes da atenção primária à saúde, durante ainda o pré-natal.

Iêda Oliveira, da Agência Saúde DF