Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
25/08/15 às 12h17 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samu comemora 10 anos de atuação no DF com evento no Eixão

Participantes puderam conhecer melhor o trabalho realizado pelo Serviço

BRASÍLIA (25/8/15) – O 1º CPR DAY – Dia da Reanimação Cardiopulmonar – realizado domingo (23), no Eixão do Lazer, marcou a comemoração de 10 anos de atuação do SAMU 192 no Distrito Federal.

Aproximadamente 400 participantes, entre adultos e crianças, foram diretamente instruídas pelos profissionais do serviço em como e quando realizar uma massagem cardíaca e todas as técnicas essenciais para que este procedimento, que pode ser o diferencial entre a vida e a morte de uma pessoa, seja realizado da melhor forma possível.

Houve também a oportunidade de conhecer como é o funcionamento da Regulação Médica do SAMU, que montou uma baia de atendimento real, para que as pessoas pudessem entender como é o acionamento do serviço, desde o primeiro atendimento, passando pelo médico regulador até o rádio operador, que “dispara” os recursos e mantém contato com os veículos que estão nas ocorrências.

Também foram demonstrados diversos materiais e equipamentos utilizados nas ambulâncias e veículos do SAMU 192 DF, além disso, os alunos de Medicina e Enfermagem da ESCS, UCB e UnB tiveram a oportunidade de realizar um questionário com os participantes do evento e exames de glicemia e aferição de pressão arterial.

Rodrigo Caselli, coordenador geral do SAMU, comemorou o evento. “Primeiro tenho que parabenizar os servidores e nossos parceiros por, mais uma vez, terem feito a diferença. Em 10 anos de história, foi um dos eventos mais gratificantes, como coordenador, poder assistir nossa população e nossas equipes interagindo de forma tão significativa. Que venham outros CPR DAY e mais 10 anos de SAMU-DF”.