Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
27/04/15 às 12h04 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samu DF capacita alunos de medicina

Ação faz parte do projeto Samu & Você

BRASÍLIA (27/4/15) – Estudantes de medicina do Distrito Federal receberam treinamento prático sobre atendimento pré-hospitalar (APH) e casos de traumas diversos pela equipe do Samu 192 DF, na última quarta-feira (22). A ação faz parte do Projeto Samu & Você, que capacita a comunidade, estudantes e profissionais de saúde, e já tem outras agendas previstas para este mês (confira abaixo).

Os 30 estudantes – oriundos da Escola Superior de Ciência da Saúde (ESCS) e Universidade Católica de Brasília (UCB) – foram instruídos a utilizar equipamentos como pranchas, colares cervicais e outros equipamentos. O objetivo foi demonstrar a forma correta de utilização de cada um deles.

“Esse tipo de instrução ativa é a melhor forma de familiarizar o estudante com os primeiros socorros, com procedimentos e equipamentos utilizados no trauma, já no início do estudo da Medicina”, destacou a enfermeira e instrutora, Mônica Libardi.

Já a enfermeira Júlia Maria Duarte afirma que é importante que os estudantes de medicina vejam desde o início as complexidades do atendimento pré-hospitalar. “É importante para que compreendam desde cedo que se trata de um trabalho em equipe e que o manuseio dos equipamentos é essencial neste processo, além de ser uma interação interessante entre as faculdades”, disse.

O projeto Samu & Você é voltado para capacitação de adultos e baseado na filosofia do Projeto Samuzinho, que já capacitou e orientou mais de 12.000 crianças desde sua criação. O foco é oferecer para crianças e jovens oficinas de primeiros socorros e desenvolver a conscientização para não façam trotes para números de emergência

Próximas oficinas programadas:
– Hotel Royal Tulip – 5 de maio – aproximadamente 300 pessoas;
– Semana de Educação para a Vida – CAUB I do Gama – 12 e 14 de maio;
– 5º Seminário Brasiliense de Enfermagem – Câmara Legislativa – 13 de maio;
– UNIPLAN – Instrução de serviço Aeromédico para alunos de Enfermagem – 15 de maio;
– Escola Classe 43 de Ceilândia – (Samuzinho) – 19 de maio.

Serviço:

Núcleo de Projetos SAMU 192 DF

(61) 3213 5206

ascomsamu192@gmail.com