Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/15 às 13h16 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samu-DF promove o Dia da Reanimação Cardiopulmonar -CPR DAY

COMPARTILHAR

Programação integra comemoração dos 10 anos do serviço no DF

BRASÍLIA (21/8/15) – No próximo domingo (23), o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) completa 10 anos da atuação no Distrito Federal e, para comemorar, as equipes do serviço farão o Dia da Reanimação Cardiopulmonar (CPR DAY). Conhecido mundialmente, o evento tem como objetivo instruir a população a realizar massagem cardíaca para reanimação cardiopulmonar.

O CPR DAY será realizado no Eixão Sul, na altura da quadra 108, das 8 às 13 horas. No evento, as equipes demonstrarão, de forma interativa, qual é a maneira correta de realização deste procedimento.

“É muito importante que a população saiba detectar um mal súbito e verificar se a pessoa ainda está respirando. É preciso pedir ajuda o quanto antes e começar a reanimação, porque isso significa mais chances de salvar vidas”, destacou a enfermeira do Samu e coordenadora Projeto Samuzinho, que ensina noções de primeiros socorros nas escolas, Mônica Libardi.

ESTRUTURA – Serão montadas cinco barracas, além de um palco para demonstração dos procedimentos de massagem cardíaca com bonecos. Os participantes serão orientados, na prática, a executar o movimento da massagem cardíaca em garrafas pet preparadas especialmente para esta ação.

Os participantes também poderão realizar testes para medir a pressão arterial e glicose com os alunos de medicina da Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCs). O Grupo Especializado de Atendimento ao Trauma do Samu também levará bonecos para ensinar manobras para desengasgo, convulsões e desmaio. Haverá ainda exposição de equipamentos e viatura de suporte avançado e básico.

SAIBA MAIS – Para verificar se uma pessoa sofreu mal súbito ou está sem respirar, o primeiro passo é chamar a vítima pelo nome e verificar se ela responde. Caso não responda, é necessário realizar um estímulo doloroso na clavícula com o toque dos dedos. Se não houver reação, possivelmente a musculatura da vítima estará relaxada e a língua pode estar obstruindo a passagem do ar.

É necessário colocar a mão na testa da pessoa e elevar o queixo e a região do pescoço e observar o tórax para ver se há movimentação de respiração. O movimento também permite que a língua retorne para o local, caso esteja obstruindo a passagem de ar. Caso não esteja respirando, há parada respiratória, o que ocasiona parada cardíaca.

Para melhorar a respiração da pessoa, o próximo passo é virar a cabeça dela para o lado esquerdo, o que aumenta a oxigenação sanguínea e ligar imediatamente para o Samu, no telefone 192. Os atendentes informarão os principais procedimentos, até a chegada das equipes.

SERVIÇO
CPR DAY
Data: domingo dia 23 de agosto
Horário: 8h às 13h.
Local: Eixão Sul, na altura da quadra 108