Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
8/09/15 às 18h35 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Samu no 7 de setembro

COMPARTILHAR

Serviço apresentou unidades móveis de atendimento

BRASÍLIA (8/9/15) – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 DF) participou de seu primeiro desfile da Independência na Esplanada dos Ministérios. O Serviço foi representado por servidores do Núcleo de Enfermagem e do Núcleo de Transporte e utilizou quatro motos e oito veículos da reserva técnica e operacionais.

O Samu 192 do DF representou todos os serviços móveis do urgência do Brasil neste desfile, o que mostra a importância e o reconhecimento ao atendimento prestado. O público, de pé, recebeu as equipes com aplausos, palavras de apoio e agradecimentos.

Além da participação no desfile, o Samu 192 DF também esteve presente na prevenção do evento, que contou com aproximadamente 25 mil pessoas na Esplanada, com cinco ambulâncias (entre unidades de suporte básico e avançado) e duas duplas de motociclistas.

10 ANOS DE SAMU – O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) completou, em agosto, 10 anos de atuação no Distrito Federal. São equipes multiprofissionais, ambulâncias, motos, bicicletas e até helicóptero à disposição da população.
As equipes recebem de 75 a 85 mil chamados por mês. Deste total, aproximadamente 8 mil precisam do envio de equipes para realizar o atendimento médico pré-hospitalar de urgência e emergência, além do encaminhamento para a unidade de saúde recomendada.

A frota do Samu também é composta por 20 motocicletas, as motolâncias. Elas são usadas em chamados que precisam de rapidez, ou que tenham difícil acesso e naqueles em que é necessário driblar o trânsito. O veículo é utilizado, por exemplo, para atender casos de parada cardíaca, quando os procedimentos iniciais devem começar em 10 minutos.

Nos finais de semana, as equipes também utilizam as bikelâncias para fazer rondas no Zoológico e no Parque da Cidade. Nesses locais, são comuns casos em que corredores e outros praticantes de atividade física apresentem mal estar físico pelo excesso de exercício ou temperatura ambiente elevada.

São 962 servidores como psicólogos, assistentes sociais, técnicos em enfermagem, enfermeiros, médicos, condutores de emergência, técnicos, analistas administrativos e administradores.