Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/07/13 às 19h08 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Santa Maria ganha Centro de Saúde do Trabalhador

COMPARTILHAR

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador Regional Sul (Cerest) foi inaugurado na manhã desta quarta-feira (3), no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM). A unidade, que atua com programas para o desenvolvimento de ações, com ênfase na prevenção, vigilância e promoção à saúde do trabalhador, também abrangerá a cidade do Gama.

Para o coordenador adjunto de Saúde do Trabalhador do Ministério da Saúde, Roque Veiga, é preciso cuidar da saúde do trabalhador, pois grande parte dos agravos à saúde dessas pessoas são devido a causas evitáveis. ”Temos que identificar os riscos e promover ações efetivas’, disse.

De acordo com a diretora do Cerest-DF, que funciona na 712/912 Sul, Elienai de Alencar, o funcionamento do centro na região Sul do DF trará muitos benefícios para a população local. “Um dos objetivos do Cerest é garantir a implementação da notificação compulsória dos agravos à saúde relacionados ao trabalho”, afirma.

A primeira tarefa do novo centro será a elaboração do perfil epidemiológico dos trabalhadores das duas cidades. “Vamos fazer o mapeamento dos profissionais que atuam na construção civil, em marmorarias, serralherias, postos de combustíveis e na indústria farmacêutica local”, informa o coordenador do Cerest-Sul, Ailton Domício Silva.

O centro também irá desenvolver estratégias de comunicação e elaborar materiais de divulgação visando disponibilizar informações do perfil produtivo e epidemiológico relativos à saúde dos trabalhadores.

Com essa inauguração, o DF passa a ter três unidades específicas para a atenção à saúde do trabalhador. Além do Centro Estadual da 712/912 Sul, já existe o Centro Norte, que funciona no Hospital Regional de sobradinho desde maio.


Celi Gomes