Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/14 às 17h12 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde abre Semana Distrital de Doação de Leite Materno

Iniciativa visa o abastecimento contínuo dos Bancos de Leite Humano

A Secretaria de Saúde (SES) realizou, nesta segunda-feira (19), a comemoração oficial da Semana Distrital de Doação de Leite Materno, no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs). A solenidade contou com a presença da primeira-dama Ilza Queiroz, madrinha do Aleitamento Materno no DF. O objetivo da Semana é comemorar, conscientizar e divulgar a doação de leite materno por meio de campanhas, debates, palestras e seminários. A iniciativa também pretende aumentar a doação de leite materno e o abastecimento contínuo dos Bancos de Leite Humano (BLH).

Ilza Queiroz saudou e agradeceu as mães doadoras que participaram da solenidade. “Doar leite é um ato de amor e contribui para que possamos salvar vidas, alimentar crianças internadas na UTI, cujas mães não conseguem quantidade de leite suficiente para seus filhos”, afirmou. A médica também agradeceu a atuação do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF). “Sabemos que se não fossem os bombeiros, muitas mães até teriam a intenção de doar o leite, mas a necessidade de levá-lo ao Banco de Leite e ter um transporte adequado não seria possível sem a corporação”, enfatizou.

A primeira-dama parabenizou ainda o trabalho da SES/DF. “A Secretaria e o Governo do DF apoiam totalmente essa ação voluntária das doadoras junto aos Bancos de Leite, oferecendo assistência para as mães, informações sobre a importância da doação e da amamentação, além de mostrar que o aleitamento e a doação não são impossíveis de serem realizadas”, comentou Ilza. 

A subsecretária de Atenção Primária à Saúde, Rosalina Sudo, representou o secretário de saúde, Elias Fernando Miziara, e demonstrou alegria em comemorar a data. “Trata-se de uma semana importante para lembrar toda sociedade sobre o ato de doar o leite materno. O serviço dos Bancos de Leite Humano e a doação no DF são exemplos para o país e para o mundo”, disse Rosalina. 

Durante o evento foram homenageados os parceiros que atuam na doação de leite materno, como o CBMDF, servidoras dos BLH e Postos de Coleta de Leite Humano (PCLH), entre outros departamentos da SES/DF.

Também foi prestigiada, a moradora de São Sebastião, Daiane Ribeiro, 21 anos, que representou as mães doadoras e receptoras de leite materno do DF. “No tempo em que minha filha estava internada no Hospital Regional do Paranoá, fiquei um período sem produzir leite e recebi a doação. Hoje tenho leite suficiente para ela e já doei para o hospital. Da mesma forma que ela recebeu, quero continuar a ajudar outras crianças internadas, porque esse trabalho é muito bonito”, contou.   

Oficialização
Instituída por meio da Lei nº5.154, de 19 de agosto de 2013, sancionada pelo governador do DF, Agnelo Queiroz, a Semana Distrital de Doação de Leite Materno foi inserida no calendário oficial de eventos do DF. A programação de incentivo à amamentação será realizada, anualmente, na semana que incluir a data 19 de maio, em que se comemora o Dia Mundial de Doação de Leite Humano.

Semana Distrital de Doação de Leite Materno

20/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Planaltina (HRPl)

21/5 (manhã) – BLH Hospital Regional do Gama (HRG)

21/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Santa Maria (HRSM)

22/5 (manhã) – BLH Hospital Regional do Paranoá (HRPa) e PCLH de São Sebastião

22/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Brazlândia (HRBz)

23/5 (manhã) – BLH Hospital Regional de Sobradinho (HRS)

23/5 (tarde) – BLH Hospital Regional de Ceilândia (HRC)

24/5 (manhã) – BLH Hospital Regional de Taguatinga (HRT) TaguaPark

26/5 (manhã) – PCLH Hospital Regional de Samambaia (HRS)

26/5 (tarde) – BLH Hospital Regional da Asa Norte (HRAN)

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF

Foto Renato Araújo