Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
31/05/21 às 19h59 - Atualizado em 31/05/21 às 20h22

Saúde ampliará a vacinação às pessoas de 59 anos sem comorbidades

 

Ampliação inclui também público com comorbidades de 18 anos ou mais, que poderá agendar na sexta-feira (1/6)

 

GUILHERME PEREIRA, DA AGÊNCIA SAÚDE DF

 

Com a expectativa de um novo recebimento de vacinas para esta semana, a Secretaria de Saúde iniciará a vacinação das pessoas de 59 anos sem comorbidade, retomando a processo de imunização por idade. O cadastramento e agendamento estará disponível para esse novo público a partir desta sexta-feira (04) no site vacina.saude.df.gov.

 

De acordo com a Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), o DF abriga 27,4 mil pessoas nesta faixa etária. Muitas delas já realizaram o cadastramento e algumas até já foram vacinadas em outros grupos prioritários, como o de profissionais de saúde, de segurança ou portadores de comorbidades, por exemplo.

 

Vacinação é ampliada às pessoas de 59 anos sem comorbidades – Foto: Breno Esaki / Agência Saúde 

 

Além da nova faixa etária, a vacinação também será estendida aos pacientes acima dos 18 anos com comorbidades e também para pessoas com deficiência sem cadastro no BPC. Quem tem comorbidades acima de 18 anos está apto a realizar o cadastramento desde o dia 4 de maio e agora poderá fazer agendamento a partir da próxima sexta-feira. Já as pessoas com deficiências que não são cadastradas no BPC poderão fazer cadastramento no site da Secretaria de Saúde a partir de amanhã, terça-feira (1/6), às 9h, e o agendamento poderá ser feito na próxima semana, em data e horário que serão divulgados pela Secretaria de Saúde.

 

De acordo com o secretário Osnei Okumoto, a ampliação se dá tendo em vista o número de agendamentos registrados na última semana. Em entrevista coletiva, o secretário também explicou a necessidade de agendamentos para os novos grupos. “Será necessário para que a gente possa ordenar melhor a distribuição das pessoas aqui no Distrito Federal. Temos observado a necessidade de fazer este atendimento com mais tranquilidade, sem que haja aglomeração, possibilitando mais segurança, mais eficiência e tranquilidade”, afirmou Okumoto.

 

Profissionais de Saúde

 

Mais uma vez, a Secretaria de Saúde registrou uma baixa nos agendamentos das doses destinadas aos profissionais de saúde com registro nos conselhos das classes. Sendo assim, o Comitê Gestor de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 decidiu que o agendamento deste grupo será encerrado nesta terça-feira (01), as 23h59m.

 

Vacinação é ampliada às pessoas de 59 anos sem comorbidades – Foto: Breno Esaki / Agência Saúde 

 

As doses restantes serão usadas para as novas ampliações. A medida ocorre levando em consideração que todos os Conselhos encaminharam listas atualizadas na semana passada.

 

Educação

 

Novas doses também serão destinadas ao grupo de profissionais de educação. Nesta segunda-feira, foi possível vacinar 600 profissionais na UBS nº 2 do Guará, devido as doses que sobraram da semana passada.

 

Das 5 mil doses reservadas ao grupo, 4.600 foram administradas em profissionais da educação que procuraram a unidade até a última sexta-feira (28), restando as 600 vacinas que foram aplicadas no dia de hoje. Um novo cronograma será elaborado para atender o grupo e divulgado nos próximos dias.