Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/13 às 18h41 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Saúde combate a dengue em Ceilândia

Agentes orientam moradores do Setor QNR

Até sábado (20) os moradores do Setor QNR, em Ceilândia, receberão a visita dos agentes de Vigilância Ambiental, das equipes do Programa de Agentes Comunitários e Estratégia Saúde da Família da Secretaria de Saúde do DF. Eles serão orientados quanto à identificação de focos do mosquito Aedes Aegypti e ao preenchimento do formulário onde constam algumas atividades que são realizadas em dez minutos e podem eliminar os riscos da dengue.

Na quinta e na sexta-feira equipes do Serviço de Limpeza Urbana (SLU) passarão nas QNRs de 2 a 5 para retirar lixo e entulho separados pela comunidade. Na semana que vem a ação de prevenção da dengue será no condomínio Genesis, no Sol Nascente.

Em março o Grupo Intersetorial de Planejamento de Ações e Combate à Dengue (Geiplan), composto por diversos órgãos do Governo do Distrito Federal, Administração de Ceilândia, SLU, Agência de Fiscalização e Universidade de Brasília, realizou uma mobilização próxima ao condomínio Privé, com uma blitz na BR 070. Além disso, 70 toneladas de lixo foram retiradas das QNPs 10 e 12 e professores sensibilizaram os alunos das escolas públicas de Ceilândia sobre os riscos da dengue durante atividades realizadas em sala de aula.

A Coordenação Geral de Saúde de Ceilândia tem se preocupado com o aumento da dengue. Já foram notificados 402 casos, com 215 confirmados. O Geiplan/Dengue espera que cada morador faça a sua parte, eliminando qualquer foco para proliferação do mosquito e seguindo as orientações dadas pelos técnicos da saúde.

Regina Célia