Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
16/04/14 às 14h50 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Conferência discute saúde do trabalhador

COMPARTILHAR

Primeira Conferência Microrregional da Região Norte aconteceu em Planaltina

 

A Primeira Conferência Microrregional do Trabalhador e da Trabalhadora do DF – Região Norte aconteceu no dia 15 de abril, no salão da loja Maçônica de Planaltina. O encontro reuniu autoridades, gestores, trabalhadores, conselho de saúde, da região norte (Planaltina, Sobradinho, Sobradinho II e Fercal).

 “Discutimos a implantação de politicas em favor da saúde do trabalhador. Entendemos que se trata de uma questão prioritária”, explica o secretário do Conselho Regional de Saúde de Planaltina, Paulo Roberto Ribeiro.

O documento referencial e ponto de partida da discussão foi o texto da Politica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a Portaria do Ministério da Saúde nº 1.823/2012.

Foram abordados temas como, a implementação da politica Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, a Politica de Saúde do Trabalhador do SUS, a Politica Integrada de Saúde do Servidor Público do DF, o nexo causal entre o agravo e a saúde do trabalhador, e a importância dos movimentos sindicais, sociais e do conselho de saúde para fortalecer ações de saúde que beneficie o trabalhador e a trabalhadora.

Os participantes do evento foram distribuídos em cinco grupos para sistematizar as propostas, e depois aprova-las para serem encaminhadas. E também houve a escolha de 32 delegados, sendo 16 usuários, oito trabalhadores e oito gestores e prestadores de serviço.

Tatiane Gomes