Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
15/08/19 às 16h13 - Atualizado em 15/08/19 às 18h16

Saúde e Bombeiros avaliam parceria para transportar exames laboratoriais

COMPARTILHAR

 

Projeto-piloto será na Região Sul e aumentará a quantidade de coletas

 

O secretário de Saúde, Osnei Okumoto, fez uma visita de cortesia à Policlínica do Corpo de Bombeiros nesta quinta-feira (15). O convite foi feito pelo tenente coronel Paulo de Lima. Na oportunidade, além da troca de experiências entre as duas instituições, houve uma conversa sobre possível parceria para o uso da logística dos bombeiros no transporte de exames laboratoriais na Região de Saúde Sul, que engloba Gama e Santa Maria, como projeto-piloto.

 

“Eles ofereceram transporte para recolher material biológico nas unidades básicas de saúde e levar até a central de exames, no Hospital Regional do Gama. Isso permitirá mais agilidade e, consequentemente, aumentará a quantidade de coletas feitas diariamente”, explica Okumoto.

 

Depois dessa conversa, será feito o mapeamento das unidades básicas de saúde para ser definida a logística.

 

Além disso, foi solicitado o apoio do Corpo de Bombeiros para que arquitetos daquela instituição possam desenhar os projetos de três centrais de exames da Secretaria de Saúde para o Guará, Ceilândia e Região Leste (São Sebastião).

 

Com os projetos em mãos, a pasta poderá licitar as obras. Depois de construídas, as novas centrais de exames permitirão realizar as análises clínicas dos materiais biológicos de toda a rede pública de saúde do DF.

 

Alline Martins, da Agência Saúde

Fotos: Divulgação/Saúde-DF