Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
5/12/14 às 19h40 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde e Corpo de Bombeiros lançam campanha “Doe Vidros, Salve Vidas”

Objetivo é arrecadar recipientes para doação de leite e ajudar o meio ambiente

leiteA Secretaria de Saúde do DF (SES/DF) e o Grupamento de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF) lançaram, no mês de novembro, a campanha “Doe Vidros, Salve Vidas”, com o intuito de arrecadar recipientes para a coleta de leite materno. Os 50 primeiros frascos recebidos pela corporação foram doados ao Banco de Leite Humano do Hospital Regional do Paranoá.

As embalagens de vidro, por serem inertes e biologicamente inativos, são os únicos recipientes seguros para o armazenamento de leite humano.  A campanha também procura conscientizar a população quanto à reciclagem de materiais. “Reutilizar o vidro é promover a sustentabilidade e, consequentemente, ajudar o meio ambiente”, afirmou Mirían Santos, coordenadora geral dos Bancos de leite humano do DF.

Os frascos indicados são os de vidro, com boca larga e tampa plástica. Eles podem ser doados em qualquer instituição do Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Doação de Leite

A doação de leite no DF é referência nacional e os Bancos de Leite da Rede de Saúde já ganharam diversos prêmios de excelência durante o ano de 2014, o último sendo o “Credenciamento Ouro” da Rede Iberoamericana de Leite Humano, recebido em 11 de novembro. O leite materno é fundamental para o desenvolvimento do recém-nascido.

A meta de leite para o mês de novembro não foi atingida. Dos 1500 litros necessitados, apenas 1280 foram arrecadados. Segundo Miriam Santos, ocorre muita desistência no final do ano. “Para recuperarmos esse déficit, precisamos de 1800 litros de leite em dezembro e convidamos todas as mamães que amamentam a doarem o leite e salvarem vidas”, explicou.

Para doar, é preciso ligar no número 160 e selecionar a opção 4 (Central de Doação) e se cadastrar como doadora. O Corpo de Bombeiros do DF é responsável pela coleta domiciliar do leite e visitará a residência no dia cadastrado no sistema.

Para mais informações, visite o link no site http://www.saude.df.gov.br/programas/489-banco-de-leite.html