Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
17/06/15 às 10h51 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Saúde é tema de Pré-Conferência em Samambaia

Grupo elabora propostas de melhoria para o SUS

BRASÍLIA (17/5/15) – Aproximadamente 100 pessoas, entre usuários, trabalhadores, prestadores de serviços e gestores da saúde, estiveram presentes no primeiro dia da Pré-Conferência de Saúde da Regional de Samambaia, que teve início nessa terça-feira (16), na Escola Superior de Ciências da Saúde (ESCS), na quadra 301 do Centro Urbano de Samambaia.

A mesa de abertura contou com as presenças do presidente do Conselho Regional de Saúde, Joel dos Santos Abreu, do coordenador Geral de Saúde de Samambaia, Luciano Gomes Almeida, da diretora Regional de Atenção Primária, Alexandra Gouveia Miranda Moura, do subsecretário de Gestão Estratégica e Participativa da SES, Tiago Araújo Coelho de Souza e do Administrador de Samambaia, Claudeci Xavier.

Durante essa etapa de mobilização, que terá continuidade nesta quarta-feira (17), serão discutidas as prioridades locais de saúde da população, com a elaboração de propostas a serem apresentadas na Conferência Regional da Região Sudoeste, no dia 24 de junho, que, posteriormente, serão levadas à 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, que acontecerá nos dias 20 e 21 de julho.

Durante esses dois dias, os participantes da Pré-Conferência, conhecerão e discutirão os eixos temáticos: Direito à Saúde, Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação e Controle Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; e Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde. Além disso, serão definidas as propostas que visam atender as necessidades da população de Samambaia, a fim de melhorar a assistência à saúde.

A 9ª Conferência de Saúde do Distrito Federal, cujo tema é “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas: Direito do Povo Brasileiro”, é uma etapa preparatória para a 15ª Conferência Nacional de Saúde, que será realizada em Brasília, no mês de dezembro.

Samambaia – A Regional de Saúde de Samambaia dispõe atualmente de aproximadamente 1800 servidores, atuando em 16 unidades de saúde: o Hospital Regional de Saúde (HRSam); uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA); quatro centros de saúde; quatro clínicas da família, três Unidades Básicas de Saúde (UBS), dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), um para pessoas adultas em sofrimento mental grave e outro voltado para usuários adultos de álcool e drogas, e, também, uma Unidade de Acolhimento Residencial Transitório (UA).

A região administrativa conta também com a atuação de um Conselho Regional de Saúde, que é composto por Usuários (50%), Trabalhadores (25%) e Gestores do Sistema Público de Saúde (25%), sendo 16 titulares e 16 suplentes, totalizando 32 membros. As reuniões do Conselho acontecem sempre na primeira quarta-feira de cada mês, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS-AD), na QS 107, às 14h.