Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
7/07/14 às 13h58 - Atualizado em 30/10/18 às 15h11

Saúde entrega 170 cadeiras de rodas para pacientes cadastrados

Na ocasião foram cadeiras paraplégicas, motorizadas e de banho

Na sexta-feira (4), a Secretaria de Saúde (SES/DF) entregou 170 cadeiras de rodas para os pacientes cadastrados na Gerência de Órteses e Prósteses, no Clube da Saúde. Nos últimos três anos, já foram entregues mais de quatro mil cadeiras. 

Na ocasião foram entregues 60 cadeiras paraplégicas, 50 motorizadas e 60 de banho. Alguns beneficiários foram convidados para receber suas cadeiras durante a cerimônia. Foi o caso de Vander Mendes Batista que, depois de ver seus filhos criados, decidiu adotar Eduardo Alves, na época, tinha apenas dois anos e uma deficiência motora. “Eu vi o sofrimento dessa criança quando fui visitar Arinos, em Minas Gerais. Eu decidi que traria ele e sua mãe para Brasília para ajudar o menino a cuidar de sua saúde. Só que a mãe resolveu ir embora e me deixou esse presente, hoje com sete anos. Essa é a segunda vez que consigo a cadeira de rodas através da secretaria. Ele está crescendo então sempre estamos em contato com a secretaria para adaptar a cadeira para ficar de acordo com o seu porte físico”, relata.

O secretário da Saúde, Elias Fernando Miziara, confirmou a satisfação da pasta com a preocupação com essa parcela da população. “É um prazer ver mais uma etapa do nosso trabalho concluída. Fizemos a compra de mais de quatro mil cadeiras de diversos tipos, desde a mais simples até as motorizadas e as de práticas esportivas como nós já tivemos oportunidade de distribuir. E hoje entregamos parte delas para vocês”, revelou o secretário.

A gerente de Próteses e Órteses da SES/DF também confirmou as metas para este ano. “Esse evento é para registro de uma entrega simbólica, pois vamos continuar distribuindo gradativamente. Temos a meta de entregar todas as cadeiras até o fim do ano”, afirmou a gerente de Órteses e Próteses da SES/DF, Rose Silva.

As cadeiras foram compradas através de processo licitatório de registro de preço e serão distribuídas gradativamente. “Vamos distribuir de 30 a 100 cadeiras de várias modalidades por dia útil até terminar a demanda”, disse a assessora de gabinete da SES/DF, Rosane Matos.

Para o paciente que necessita de cadeira de rodas e outros equipamentos de mobilidade basta se cadastrar no Núcleo de Atendimento Ambulatorial da Gerência de Órteses e Próteses da SES/DF, localizada na estação do Metrô da 114 sul. A equipe composta por três fisioterapeutas e um terapeuta Ocupacional avalia o paciente para gerar a demanda de acordo com o seu perfil. “O paciente tem que comparecer com a prescrição médica, documentos pessoais e um comprovante de residência para ser avaliado pela equipe. Depois tiramos suas medidas para solicitar a confecção da cadeira de rodas de acordo com o seu tamanho”, informou a gerente do núcleo.

Serviço:
Endereço Clube da Saúde: SGAP lote G – SIA (ao lado da CAESB)