Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
19/05/17 às 21h11 - Atualizado em 30/10/18 às 15h17

Saúde, Fiocruz e Codeplan assinam acordo de cooperação

COMPARTILHAR

Iniciativa aperfeiçoará planejamento de políticas públicas sociais

BRASÍLIA (19/5/17) – A Secretaria de Saúde, a Fiocruz e a Codeplan assinaram, nesta sexta-feira (19), um termo de cooperação para coleta de dados que irão auxiliar a pasta no planejamento de políticas públicas sociais.

“Esse acordo vem em um momento oportuno porque a Secretaria de Saúde está buscando a geração de conhecimento necessário para aprimorar o planejamento. A Fiocruz já é uma grande parceria da secretaria, assim como a Codeplan. Precisamos usar esse peso técnico da Fiocruz como produtora de conhecimento. Hoje, temos uma dificuldade enorme em gerar dados para fazer planejamento de saúde”, observou o secretário de Saúde, Humberto Fonseca.

Ele apontou a importância dessa coleta de dados para a secretaria, mostrando como foi benéfico o estudo do redimensionamento da rede. “Conseguimos apurar que tínhamos quantidade suficiente de médicos para formar equipes para a conversão do modelo de atenção primária”, disse Fonseca.

“Precisamos de um controle maior e estamos investindo nisso, em ferramentas de produção de evidência científica para tomada de decisões em diversas áreas relacionadas à saúde. Isso colabora, por exemplo, na alocação melhor dos recursos públicos”, destacou o secretário de Saúde.

Para o diretor da Fiocruz Brasília, Gerson Penna, a assinatura desse termo é o símbolo do “resgate de uma dívida para o cidadão do DF”. “Agora, juntos poderemos vislumbrar ações em prol da saúde do DF”, ressaltou.

SALA DE SITUAÇÃO – A primeira ação após a assinatura do termo de cooperação ocorreu ainda nesta sexta-feira, quando houve reunião para discutir a criação de uma sala de situação na Secretaria de Saúde.

“É importante que a gente integre as informações para ter o que precisamos. E também que essa informação esteja disponível para o gestor tomar decisões e também que esteja disponível com transparência ativa para a população e órgãos que fazem acompanhamento dos trabalhos da Saúde”, disse Humberto Fonseca.

Confira as fotos aqui.