Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
6/06/20 às 14h44 - Atualizado em 8/06/20 às 10h40

Saúde já fez mais de 30 mil testes rápidos por meio da testagem itinerante

 

Somente nesta sexta (5), foram feitos 2.257 testes com 214 novos casos de coronavírus

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE

 

Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde

Em treze dias de testagem itinerante, a Secretaria de Saúde aplicou 30.499 testes rápidos para a Covid-19 e confirmou a doença em 1.973 brasilienses. A Estrutural, que começou a testagem em 25 de maio, fez 3.688 exames e detectou o novo coronavírus em 657 pessoas. São Sebastião fez 3.881 testes e identificou a doença 184 vezes.

 

Na última sexta-feira (5), a ação ocorreu em sete áreas do DF e testou 2.257 moradores das regiões não alcançadas pela testagem por drive-thru. A Covid-19 foi identificada em 214 testes e, mais uma vez, a Estrutural registrou mais casos dentre as áreas que receberam a ação da Secretaria de Saúde. Foram 58 infecções confirmadas num total de 293 exames feitos.

 

No Itapoã foram feitos 457 testes que registraram a Covid-19 em 48 moradores da região. Já no Pôr do Sol foram realizados 309 testes e 46 novos casos de Covid-19 confirmados.

 

A Secretaria de Saúde frisa que o exame deve ser feito por pessoas sintomáticas, uma vez que a detecção dos anticorpos gerados pelo organismo para enfrentar o coronavírus costuma ser mais precisa a partir do sétimo dia de exposição ao vírus.

 

Durante as ações, máscaras de tecido e kits de higiene e saúde bucal são distribuídos à população. Além disso, as equipes da Secretaria de Saúde reforçam as orientações quanto às medidas de prevenção.

 

Diferente dos pontos de drive-thru, a população desses locais não precisa fazer o agendamento no site testa.df.gov.br. Contudo, a equipe de saúde pode fazer o cadastro do cidadão na hora, caso ainda não tenha. O resultado é entregue em até 20 minutos.

 

PRÓXIMA SEMANA – A testagem itinerante ocorrerá, entre os dias 8 e 12 de junho, sete áreas urbanas e rurais do Distrito Federal. O público-alvo da ação são pessoas que apresentam sintomas da Covid-19.

 

Serão contempladas, desta vez, as zonas rurais do Paranoá, São Sebastião e Park Way. Na área urbana, Riacho Fundo II, Candangolândia e Noroeste receberão a ação. A Secretaria de Saúde esclarece que, no Noroeste, a testagem será exclusiva para trabalhadores da construção civil.