Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
21/08/15 às 11h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h12

Saúde Mental em Tela completa um ano

COMPARTILHAR

Projeto do ISM do DF exibe filmes com a temática. Até agora, 20 já foram apresentados

BRASÍLIA (21/8/15) – Aproximar o público da realidade de quem tem algum problema mental e oferecer um novo método de estudo aos profissionais de saúde. Foi com esses objetivos que há um ano surgiu o Saúde Mental em Tela, criado pelo Instituto de Saúde Mental (ISM) do Distrito Federal, com exibições de filmes que tenham a temática na história.

“Foi uma forma lúdica e menos direta de oferecer aprendizagem por meio do filme. Para os profissionais de saúde, além da parte científica, é uma ampliação do curso de saúde mental que já existe há cinco anos no ISM”, explica o organizador do projeto, Aristóteles de Oliveira Pereira, também coordenador de duas oficinas no instituto.

Para celebrar um ano do projeto, na próxima sexta-feira (21), haverá apresentação de curtas e um coquetel musical, na sede do ISM. “Aberta ao público e gratuita, a sessão trará três curtas, sendo dois do cineasta Gonçalves Ribeiro, e um produzido pelo próprio instituto”, conta Aristóteles.

Intitulado Travessia, o filme produzido pelo ISM foi gravado durante a oficina de culinária, com os pacientes colocando a mão na massa. “A proposta foi mostrar como essas atividades das oficinas trazem tranquilidade aos pacientes”, destaca o organizador do projeto.

UM ANO – A primeira sessão do projeto foi exibida em agosto do ano passado. Desde então, 20 filmes já foram apresentados. O Saúde Mental em Tela faz exibições quinzenais, sempre às sextas-feiras, às 14h. A próxima, nesta sexta-feira (21), terá início com uma mesa de abertura.

A entrada é gratuita. A média de público por cada sessão é de aproximadamente 15 pessoas. Porém, não há limite de público. Quem quiser conferir os próximos filmes a serem exibidos, além de Travessia, são “Quase” e “Uma pequena Crônica de Amor”.

Serviço
1º Aniversário do Saúde Mental em Tela
Dia: 21 de agosto de 2015
Hora: 14h
Local: Instituto de Saúde Mental- Granja do Riacho Fundo I