Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
20/08/13 às 18h52 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Saúde Ocupacional é tema de Seminário Regional em Samambaia

COMPARTILHAR

“Cuidando da saúde de quem cuida” foi tema do Seminário Regional em Saúde Ocupacional realizado nesta segunda-feira, 19, na Escola Superior em Ciências da Saúde de Samambaia, com o objetivo de debater questões sobre a saúde do trabalhador do Sistema Único de Saúde (SUS) no Distrito Federal.

“Entre os avanços de políticas públicas, a saúde do trabalhador foi a que mais avançou e, especialmente, a saúde do trabalhador no SUS. Esse é um seminário democrático e participativo, em que serão apresentadas as propostas dos servidores”, informou a subsecretária de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde, Maria Natividade Teixeira.

A diretora de Atenção Primária à Saúde de Samambaia, Paula Garcia de Araújo, elogiou a iniciativa do evento. “É muito importante trazer essas discussões sobre a saúde do trabalhador para as regionais. Pois, é preciso procurar melhorar a saúde da nossa família – que são os servidores – para poderem cuidar melhor da saúde dos usuários. Além de ser uma forma de valorizá-los e motivá-los”, disse.

O evento, promovido pela Subsecretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde – SUGETES/SES, com o apoio do Núcleo de Educação Permanente em Saúde de Samambaia -, reuniu gestores e servidores das unidades da Coordenação de Saúde de Samambaia, que puderam formular questões, debater e propor sugestões de melhorias relacionadas à saúde do servidor na unidade.

O seminário contou também com as presenças da subsecretária da Secretaria de Administração Pública – SEAP, Luciane Araújo, da gerente de Atenção à Saúde do Servidor da Diretoria de Saúde Ocupacional da SES, Izabel Bicca e da diretora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Elienai de Alencar.

Foram debatidos temas relacionados à saúde ocupacional e à saúde do trabalhador; organização do SUS; Protocolo Nacional de Saúde; sobre a Política Integrada de Atenção à Saúde do Servidor Público do DF, entre outros.

O seminário já percorreu as Regionais de Saúde de Planaltina, Guará, Ceilândia, Santa Maria, Asa Norte, Hospital de Base, Taguatinga, Brazlândia, Paranoá e Hospital de Apoio.

Iêda Oliveira