Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
13/11/12 às 19h06 - Atualizado em 30/10/18 às 14h57

Saúde oferece 715 vagas para supervisão de residentes

COMPARTILHAR

Estão abertas até dia 26 as inscrições para profissionais da área de saúde interessados em exercer a função de preceptoria – supervisionar, orientar e acompanhar o desenvolvimento dos residentes – nos programas de residência médica. A Secretaria de Saúde oferece 715 vagas para profissionais da área médica, de enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia e fisioterapia.  

O chefe do núcleo de Residência da Coordenação de pós-graduação e extensão da Escola Superior de Ciências de Saúde (CPEx/ESCS), mantida pela Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (FEPECS), Dimas Alberto Campos Aloísio, aponta que a supervisão das atividades dos residentes é requisito mínimo exigido pelo Ministério da Educação para que os programas de residência  existam e sejam credenciados. “A seleção visa à classificação de profissionais qualificados para supervisionar os residentes, tanto na área médica como profissional da saúde. As vagas abertas para esta seleção levam em consideração um número previsto de residentes na Rede para os próximos dois anos”, cita.

Área profissional da saúde – Os preceptores para os Programas de Residência em Área Profissional da Saúde da SES/DF terão acesso a 122 vagas distribuídas nos hospitais de Base, Materno Infantil de Brasília e nos hospitais Regionais da Asa Norte, de Taguatinga, do Gama, da Ceilândia e do Paranoá, nas áreas de Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Psicologia e Fisioterapia.

Área Médica – Para os Programas na área Médica, os preceptores terão acesso a 593 vagas disponibilizadas nos Hospitais de Base, Materno Infantil de Brasília, nos regionais da Asa Norte, Taguatinga, Sobradinho, Gama, Ceilândia, Paranoá, Planaltina e Hospital São Vicente de Paulo. Entre as especialidades a serem supervisionadas pelos profissionais selecionados, Cancerologia Clínica, Cardiologia, Endocrinologia, Cirurgia Geral, entre muitas outras.

A ficha de inscrição, requerimento de solicitação de recurso e editais (Nº 44, página 97 a 101, e Nº 45, página 97 a 101, de 29 de outubro de 2012) estão disponíveis nos sites da ESCS (www.escs.edu.br) e FEPECS (www.fepecs.edu.br).

Saiba mais sobre a seleção:
Inscrição
A inscrição implica em conhecimento e aceitação, por parte dos candidatos, de todas as condições estabelecidas nos Editais e no Regulamento dos Programas de Residência Médica e Profissional da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal. As inscrições serão efetuadas pelas COREMEs ou Comissões de Residência em Área Profissional da Saúde, em seus respectivos horários de funcionamento, conforme o cronograma nos editais.
 
Das vagas
As vagas para cada hospital/programa de residência encontram-se discriminadas no Anexo II dos editais. As vagas serão preenchidas na proporção de dois preceptores para cada três residentes, em cada Programa de Residência Médica e profissional da área de saúde, assegurado o número mínimo de dois preceptores por programa, independente da carga horária contratual do preceptor.
 
Cronograma
Período de inscrição 12 a 26/11/2012
Resultado preliminar data provável de 10/12/2012
Recursos 11 e 12/12/2012
Resultado final data provável de 19/12/2012
Homologação do resultado final data provável de 21/12/2012