Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/04/13 às 18h43 - Atualizado em 30/10/18 às 14h58

Prevenção do câncer de laringe na Semana da Voz

COMPARTILHAR

Exames, treinamentos e palestras até sexta-feira (19)

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador do Distrito Federal (Cerest/DF) e médicos otorrinolaringologistas da Secretaria de Saúde participam da Semana Nacional da Voz, que começou nessa segunda-feira (15) e continua até sexta-feira (19), juntamente com a 15ª edição da Campanha Nacional da Voz. O objetivo dos eventos é conscientizar a população da importância da voz e favorecer o diagnóstico precoce de doenças, como o câncer de laringe.

A programação da Semana inclui a realização de atendimentos, exames e treinamentos em aquecimento e desaquecimento vocal (confira abaixo). Durante toda a semana, médicos otorrinolaringologistas farão exames de laringe em pessoas com queixas em relação à voz. Professores, atores, cantores, jornalistas de radio e TV, operadores de tele serviço, médicos e palestrantes são as populações com maior risco de ter algumas dessas doenças. O Brasil ocupa atualmente, o segundo lugar na incidência de câncer de laringe que na maioria das vezes é decorrente do uso de bebidas alcoólicas e cigarros.

Além do Cerest-DF, as atividades terão a participação de representantes da Associação Brasileira e do DF de Otorrinolaringologia, da Academia Brasileira de Laringologia e Voz, da Associação Profissional dos Fonoaudiólogos do DF, da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, da Sociedade Brasileira de Laringologia e Voz, da Escola de Música de Brasília e do Departamento de Música da UnB.

O evento lembra o Dia Mundial da Voz, 16 de abril, que é celebrado no Brasil desde 1999, mas só em 2003 passou a ter expressão internacional. “A campanha visa alertar a população e principalmente os profissionais sobre os cuidados com a voz”, ressalta a diretora do Cerest-DF, Elienai Alencar. Segundo ela, a principal reinvindicação dos especialistas é a criação de um protocolo para orientar profissionais e serviços de saúde e tornar compulsória a notificação dos casos de distúrbios da voz.

O número de trabalhadores que dependem da voz aumenta gradativamente na sociedade moderna. Por isso, a importância de manter constante atenção à comunicação, o que realmente só acontece com a maioria das pessoas quando passam a ter algum problema de rouquidão, perda vocal e dificuldade ou cansaço para falar.

Programação da Semana
15/04 – abertura na Câmara dos Deputados, às 10h.
18/04 – atendimentos e exames no serviço médico da Câmara Distrital
19/04 – treinamentos em aquecimento e desaquecimento vocal para professores na Secretária de Educação.
16/04 a 19/04 – das 8h às 12h; 14h às 18h – no HBDF, exames no ambulatório de Otorrinolaringologia;
17/04 e 18/04 – no HBDF, das 8 às 12h – exames na Broncoesofagologia.
16 a 18/04 – no HRT, das 8h às 12h, exames no ambulatório de Otorrinolaringologia.
17/04 – no HUB, das 14h às 18h, exames no ambulatório de Otorrinolaringologia.
16/04 e 17/04 – no HFA, das 14 às 18h e 19/04 das 16 às 18h, exames no ambulatório de Otorrinolaringologia.

Celi Gomes