Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
10/12/13 às 19h13 - Atualizado em 30/10/18 às 15h10

Saúde participa do Fórum Mundial de Direitos Humanos

COMPARTILHAR

Mesa e roda temática sobre Resiliência e Terapia Comunitária Integrativa

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) foi convidada a participar do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), nesta quarta e quinta-feira (11 e 12) para tratar sobre resiliência e Terapia Comunitária Integrativa (TCI). O evento será realizado até sexta-feira (13), no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), localizado no Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 02, Conjunto 63, Lote 50.

Na programação o primeiro dia, a psiquiatra Henriqueta Camaroti falará sobre “Resiliência na ótica dos direitos humanos”. O coordenador da Terapia Comunitária Integrativa da SES/DF, Alexandre Staerk, conduzirá a palestra “Terapia Comunitária Integrativa (TCI)/Ética das relações”. A mesa temática será realizada das 10h às 12h.

A resiliência significa a capacidade do indivíduo em lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas sem entrar em surto psicológico.
“Queremos mostrar o poder da resiliência, metaforicamente, chamada de pérola, ou seja, aquilo que me fez sofrer em que me transformou de mais forte. Trata-se da capacidade de resolutividade, de transformar o que foi sofrimento em competência. É nessa imagem que a TCI atua”, comenta Alexandre Staerk. De acordo com ele, as palestras visam apresentar os benefícios da resiliência, qual a conexão com os direitos humanos e o efeito na ética das relações.

No dia 12, das 10h às 12h, está prevista a Roda Temática “O Despertar da Cidadania Participativa” e a “Terapia Comunitária Integrativa (TCI) na Promoção dos Direitos Humanos”. Das 13h às 14h, será lançado o livro Terapia Comunitária Integrativa no Cuidado da Saúde Mental. A obra discute a relação entre a TCI e os princípios e práticas da Saúde Mental, a partir do referencial da Reforma Psiquiátrica no Brasil. A TCI se revela nesse livro como instrumento de promoção da saúde e prevenção da doença.

O Fórum
O Fórum Mundial de Direitos Humanos é uma iniciativa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), em parceria com entidades da sociedade civil, organismos internacionais e outros órgãos de governo. Cerca de 700 instituições integram o Comitê Organizador.

O objetivo do FMDH é promover um espaço de debate público sobre direitos humanos no mundo, em que sejam tratados seus principais avanços e desafios, com foco no respeito às diferenças, na participação social, na redução das desigualdades e no enfrentamento às violações de direitos humanos.

Mais informações http://www.fmdh.sdh.gov.br/

Por Patrícia Kavamoto, da Agência Saúde DF
Atendimento à imprensa:
(61)3348-2547/2539 e 9862-9226