Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
22/08/13 às 19h42 - Atualizado em 30/10/18 às 15h06

Pesquisa Operacional em serviços de saúde é tema de palestra

COMPARTILHAR

Parceria entre a Secretaria de Saúde e universidade americana


A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES/DF) realiza nessa sexta-feira (23), às 14h, no Auditório da Fepecs, palestra, aberta para toda a comunidade, sobre Pesquisa Operacional em Serviços e Sistemas de Saúde.

O palestrante será o professor em gestão e tecnologia Sriram Dasu, da Universidade americana Marshall School of Business (MSB), considerada uma das melhores do mundo em formação de profissionais na área de negócios.

Os gestores da SES/DF nas áreas de Vigilância à Saúde (SVS), Atenção à Saúde (SAS), Planejamento, Regulação, Avaliação e Controle (Suprac), atenção Primária à Saúde (Saps) e das Unidades de Pronto atendimento (UPAs) foram convidados a participar do evento.

Esse encontro encerra a visita do professor aos órgãos da SES/DF e o levantamento de dados necessários para unir práticas da área acadêmica e a realidade da gestão de saúde para melhorar o serviço público da Saúde no DF.

A iniciativa faz parte de uma parceria entre a SES/DF e a MSB, iniciada em 2012, por meio da Coordenação de Pesquisa e Comunicação Cientifica da Escola Superior de Ciências da Saúde (CPEq/ESCS).

“O problema de pesquisa deve nascer no mundo real e junto com o mundo acadêmico encontrar soluções práticas para a gestão. Com a vinda do professor parceiro e do estudo in loco a integração pesquisa-serviço se torna realidade”, declara o coordenador da CPEq, Karlo Quadros.

Parceria
Por meio da parceria com a universidade americana já foram realizados estudos e pesquisas na regional de Saúde de Samambaia e na UPA do Recanto das Emas. Estudantes de mestrado em Saúde global da MSB reuniram-se com profissionais de saúde para estudar os problemas e apresentar soluções viáveis. A conclusão do trabalho, coordenada pelo doutor Dasu, foi apresentada em junho aos profissionais da UPA e aos demais gestores da SES/DF.

Sobre o Especialista
Sriram Dasu professor PhD em gestão e tecnologia voltadas para operações de saúde global, passou por universidades renomadas como a Massachusetts Institute of Technology (MIT), nos Estados Unidos e a Indian Institute of Technology – Bombay, na Índia, sua terra natal. É coordenador do curso de mestrado em Gestão e Inovação de Processos com estudos voltados para operações de saúde global na Marshall School of Business e atua em diversos países como parceiro na pesquisa de soluções práticas e de baixo custo na área da saúde para os governos.

Jaqueline Chaves