Governo do Distrito Federal
Governo do Distrito Federal
3/04/21 às 9h30 - Atualizado em 3/04/21 às 9h53

Saúde recebe da Opas doação de 22,4 mil testes para detecção da Covid-19

Os testes são antígenos e indicados para pacientes nos primeiros dias de sintomas

 

JURANA LOPES, DA AGÊNCIA SAÚDE-DF

 

A Secretaria de Saúde recebeu, na última quarta-feira (31), uma doação de 22,4 mil testes antígenos para detecção da Covid-19. A Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (Opas/OMS) foi quem realizou a doação humanitária.

 

Teste detecta carga viral no primeiro dia de sintoma. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Na carta de doação, a Opas destaca que os testes devem ser utilizados como estratégia de enfrentamento à pandemia, na investigação de casos de Covid-19. A doação foi entregue na Farmácia Central da Secretaria de Saúde, localizada no Parque de Apoio. Todos os testes já foram distribuídos para as sete superintendências de saúde.

 

“Essa doação, no atual momento da pandemia é de extrema importância, pois são testes antígenos. Então, conseguimos diagnosticar pessoas com Covid-19 no início da doença e mais rápido que o teste RT-PCR”, explica o subsecretário de Logística em Saúde, Artur Siqueira.

 

Teste antígeno

 

O teste de antígeno é um exame imunológico rápido, que avalia a proteína viral do SARS-CoV-2 no organismo. O resultado poderá diagnosticar infecção viral atual, mas não detectar os anticorpos adquiridos.

 

Doação humanitária foi feita pela Opas/OMS. Foto: Geovana Albuquerque/Agência Saúde-DF

Sua utilização está indicada nos primeiros 7 dias de sintomas, e sua sensibilidade é mais elevada do primeiro até o terceiro dia de sintomas. O teste de antígeno é coletado diretamente com amostras de swab (cotonete) de nasofaringe. O resultado demora uma média de 30 minutos para sair.

 

Em pacientes com carga viral elevada (o que costuma ocorrer na fase pré-sintomática, 1-3 dias antes dos sintomas, e na fase sintomática inicial, até o 5º-7º dia da doença) a sensibilidade é superior a 90% quando comparada ao teste de RT-PCR.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS: